Blog do Alécio Brandão

Por “onde” Macaúbas deve crescer e desenvolver? E para isso, há uma política de incentivos? E há quem queira?

Entrada/Saída de Macaúbas (Foto Grupo Facebook Macaúbas/ADM)

Crescimento X Desenvolvimento 

Antes de tudo é necessário diferenciar crescimento de desenvolvimento. Visto que um crescimento desordenado, como ocorrem em Macaúbas, com a demanda irresponsável de loteamentos clandestinos é um retrocesso! Já o desenvolvimento, nem sempre é acompanhado de crescimento da cidade, ela pode permanecer do mesmo tamanho ou até “encolher” fisicamente… Mas, o verdadeiro desenvolvimento, começa com as pessoas, com a Educação, com a evolução sociocultural e econômica… E investir em tecnologias, ações racionais, como priorizar a organização de áreas desocupadas no centro ou em seu redor, é uma ação de incentivo governamental, o que evita investimentos desnecessários para atender um bairro distante, com luz, água, infraestrutura, etc… Pois, cidade grande, não é sinônimo de cidade desenvolvida!…

E a referência da imagem?

Sim, enquanto isso, “sobram” terrenos “caros” ao Nascente, pessoas de baixa renda sobem o Morro do Cruzeiro, fazendo construções em terrenos inapropriados e se criando condições para cenários trágicos! Tudo isso, visto e ignorados pelos poderes públicos,  órgãos do judiciário, do Ministério Público e outros de controle e fiscalização e sim, pela própria sociedade!

E o que fazer? 

Leis não são mais necessárias, pois existe o Plano Diretor, diversos códigos, etc… O que falta é sua execução, fiscalização e uma campanha de conscientização… E como fazer isso? Nem sempre a solução é recurso financeiro, algumas práticas depende de criatividade, iniciativa e boa vontade… E como fazer isso? Ai é que tá, as pessoas que praticam isso, já nascem assim! E como ser assim? Teríamos que nascer  de novo!?

Veja o que a Bíblia diz do “Nascer de Novo”… Aproveitando hoje o Domingo de Pascoa… A passagem da Vida pra morte.. E da Morte pra Vida!…

João 3:1–36

1  E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Uma das soluções!… Mas, tentaremos a Educação!

2  Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus, porque ninguém pode fazer esses sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

3  Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.

4  Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

5  Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus,

6  O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

7  Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

8  O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; porém não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

9  Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode suceder isso?

10  Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isso?

11  Na verdade, na verdade te digo que dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.

12  Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?

13  E ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, a saber, o Filho do Homem, que está no céu.

 


error: Conteúdo Protegido !!