Blog do Alécio Brandão

Jovem com “raízes em Macaúbas” cria “APP” que pode despertar nos jovens interesse pela política e deverá concorrer na FEBRACE.

Filha da macaubense Adriana Guedes, e neta do Sr. Rosalvo e Dona Alice; Julia Carolina Guedes Carvalho, estudante do Colégio Militar de Salvador, irá participar de uma seleção a nível nacional em São Paulo, na famosa FEBRACE Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que é um movimento criado para estimular a cultura investigativa, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo na Educação Básica brasileira. Isso é feito por meio do incentivo à realização de projetos e mostras científicas e tecnológicas nas escolas. Caso Júlia Carvalho, seja saia vitoriosa neste projeto ela poderá apresentar seu projeto também em Londres, e isso é fantástico. E tudo isso, graças a sua dedicação aos estudos, valorizando a educação como meta, como centro e objetivo principal definido, e com isso, tudo fica mais fácil e acessível. Pois, como disse sua mãe no texto abaixo, dedicado aos avos de Júlia (Sr. Rosalvo e D. Alice)… “Nos incutia a sua importância dos livros, da EDUCAÇÃO sendo essencial a nossa existência, futuro, presente, de “de ser gente”, de ter valor, respeito”…

Veja abaixo vídeo onde Júlia fala do seu projeto que concorre na FEBRACE 2024.

Para contexto familiar, Júlia é sobrinha do nosso amigo e poeta Argilandes Carvalho Guedes, “(Nim de Seu Rosalvo), um dos pioneiros a editar um livro de poesia, sob os incentivos do Prof. Ático Mota: “Quando dos Olhos Mentem”.

A seguir, texto da mãe de Júlia em agradecimento e reconhecimento aos seus pais, pelo valor que deve-se dar a educação, aos livros e aos estudos:

 

Uma homenagem aos meus pais.

…”Sou Adriana Guedes, macaubense filha de Rosalvo Guedes, lavrador, leal ,íntegro, divertido e de uma inteligência ímpar… Alice, minha mãe, costureira, doce, gentil, sensível e guerreira eles não tiveram oportunidades de ir à escola, mas valorizava-na e nos incutia a sua importância dos livros, da EDUCAÇÃO sendo essencial a nossa existência, futuro, presente, de “de ser gente”, de ter valor, respeito…

lembro-me de nossa infância desprovida de bens materiais e muitas vezes de faltar o básico, alimento, mas ah os LIVROS, os cadernos não nos deixavam faltar era a prioridade deles por nós… um pai uma mãe do sertão sem instrução mas com uma visão genuína de que pra que tivéssemos um futuro promissor teriam que estudar muito sermos alunos exemplares, bons… quanta generosidade e amor ofertado!!! … e assim eu e meus irmãos fomos educados tendo a certeza de que só através dos estudos, educação poderíamos esperançar, sonhar, realizar nossos sonhos conseguimos hahahahahha… hoje, tudo que somos realizamos foram eles quem nos orientou, guiou, semeou tão grande era o amor deles pelos seus tem demonstração + pura de Amor que é deixar de se alimentar pra livros comprar? tem preço?não, tem valor, imensurável …. Ei pai,maē Julia é uma JOVEM TRANFOMADORA criou um projeto denominado Logos o qual garante alunos de escolas públicas à pesquisa científica, doa seu conhecimento a quem não têm a mesma oportunidade que ela e assim já impactou a vida de muitos alunos, positivamente fazendo sua parte pra um mundo melhor,igualitário. Ah hoje 08.08.2023 ela está na Indonésia fora representar o Brasil numa olimpíada de Geografia e ao observá-la com a bandeira do Brasil aposta fiquei extremamente emocionada, ORGULHO não está cabendo em mim … seu legado pautado na educação não há fronteiras.
Contudo , agradeço também a Dinilson Junior meu esposo que juntos pudemos educar nossos filhos comungando desses valores perpassado enfatizando a importância dos estudos…E estamos felizes pois Julia leva na bagagem valores herdados humildade, humanidade, empatia, generosidade e disciplina…
Obrigada pela sementinha da EDUCAÇÃO plantada!!
Com Amor e gratidão infinita!

Adriana Guedes”…


error: Conteúdo Protegido !!