Blog do Alécio Brandão

João-de-Barro, arquiteto da natureza…

thumbnail_joao-de-barro

* PorJobiJander

O joão-de-barro é um pássaro que se adapta facilmente as intempéries climáticas e as mudanças geográficas das paisagens, muitas vezes causadas pela ação nociva do homem.

Vem-se notando, que devido à diminuição crescente de árvores de grande e médio porte, em nosso município e região, causada pelo desmatamento descontrolado, devido à especulação imobiliária, queimadas entre outros, as aves desta espécie, tendem a construírem seus ninhos em conjunto com seus parceiros (casinhas em formato de forno, utiliza como matéria-prima o barro úmido, esterco e palha), em postes de redes elétricas, causando transtornos em algumas regiões, quedas de energia constantes e mortandade elevada destes animais devido a descargas elétricas, provocadas pelas aves que como pode ser observadas nas imagens, e segundo informações de algumas concessionárias de energia, “eles constroem seus ninhos próximos ao isolador, uma peça de cerâmica que sustenta o fio de alta-tensão, Quando ele precisa limpar o bico no fio energizado, acaba causando um curto-circuito local e morre na hora, deixando sem luz quem mora na redondeza”. Observa-se também, que as casas (ninhos) quando são construídas em postes ficam expostos ao vento, altas temperaturas tornando a incubação, maturação e eclosão dos ovos prejudicadas, e como consequência um aumento no número de mortandade de filhotes, lembrando ainda das chuvas, que desintegram seus ninhos por estarem vulneráveis, sem nenhuma cobertura ou proteção natural, que as árvores oferecem, contribuindo ainda mais, com a diminuição da espécie.

thumbnail_ocupacao-em-poste

E se não bastassem todos esses transtornos, outras espécies como: tuins(periquito da índia), canário-da-terra-verdadeiro, andorinhas, lagartixas, rãs, pequenas cobras, ratos e abelhas se apropriam das casinhas quando abandonadas ou não. No entanto, foi observada outra espécie invasora, e mais agressiva, tomando posse dos ninhos construídos em postes de energia, espécie essa conhecida por todos, e tido em algumas regiões como praga, o nosso conhecido e abundante Pardal, Nome científico: (Passer), ave originada no Oriente Médio e introduzida no Brasil por volta de 1903, que é considerado uns dos principais vilões no desaparecimento e afugentamento de Andorinhas, Nome científico: (Hirundinidae), espécie migratória e o Tico-tico, Nome científico: (Zonotrichia capensis), que divide-se em duas espécies, os insetívoros e os frutíferos. O insetívoro nativo de algumas regiões brasileiras que esta em processo de extinção, segundo pesquisadores (um dos motivos Pardal), e o frutífero, totalmente selvagem.

Apesar de serem na maioria das vezes, proporcionalmente menores, os Pardais são aves que vivem em grupos (bandos) numerosos, que se revezam durante um ataque em busca de seus objetivos, dificilmente desistindo, e fazendo com que suas “vitimas” (nesse caso, outros pássaros) abandonem os seus ninhos ou habitat e migrem para outros lugares ou regiões, onde nem sempre obtém sucesso, ou seja, não se adaptam. Mas, o encontro ou confronto dessas espécies só foi possível e acelerado, devido à ação nociva humana. Apesar de preferirem áreas de campo abertos, o joão-de-barro foi obrigado a se adaptar as áreas urbanas, e rurais povoadas, devido o desmatamento, causando a disputa por território e alimentos com outros aves adaptadas ao convívio direto com os seres humanos, como o Pardal, que é uma espécie onivara (que ou o que se alimenta tanto de matéria vegetal como animal), e na

guerra pela sobrevivência, o Pardal é mais adaptado e oportunista ao meio edificado.

Por tanto, é preciso preservar as árvores que temos, e plantarmos mais e mais, proporcionando abrigos, alimento e refúgios para todas as espécies.

Devemos cuidar e proteger, esta e as outras espécies, para que se perpetue, e nesse caso específico, que a ignorância e a falta de conhecimento, não nos prive do seu canto peculiar, que lembra uma gargalhada, e da beleza de sua arquitetura única.

Ficha do Bicho: O joão-de-barro nome cientifico (Furmarius rufus) é uma ave passeriforme da família Furnariidae.

Conhecido também como barreiro, joão-barreiro (Rio Grande do Sul), maria-barreira (Bahia), forneiro, pedreiro, oleiro, hornero (Argentina) e amassa-barro. A fêmea é conhecida como “joaninha-de-barro”, “maria-de-barro” ou “sabiazinho” em certas regiões.

É conhecido por seu característico ninho de barro em forma de forno. O joão-de-barro é tido como passarinho trabalhador e inteligente. Seu canto parece uma gargalhada. (no Sul dizem que, quando ele canta, é sinal de bom tempo) e também dizem que ele faz o ninho na direção contrária à da chuva, e é amigo de todos, lutando para salvar seu ninho.

Mede 18 a 20 centímetros de comprimento e pesa 49 gramas.

Põe de 3 a 4 ovos, a partir de setembro, e a incubação dura de 14 a 18 dias.

Possui cinco subespécies:

thumbnail_subespecie-iFurnarius rufus rufus (Gmelin, 1788) – Sul do Brasil e Uruguai até a região central da Argentina. Furnarius rufus albogularis (Spix, 1824) – Sudeste do Brasil (Goiás, Bahia, Minas Gerais e São Paulo). Furnarius rufus commersoni (Pelzeln, 1868)- Oeste do Brasil (Mato Grosso) e áreas adjacentes da Bolívia. Furnarius rufus schuhmacheri (Laubmann, 1933 ) – Norte da Bolívia (região de La Paz e Beni até Tarija). Furnarius rufus paraguayae (Cherrie & Reichenberger, 1921) – Paraguai e norte da Argentina. O que é leucismo?

O leucismo (do grego λευκοσ, leucos, branco) é uma particularidade genética devida a um gene recessivo, que confere a cor branca a animais geralmente escuros.

O leucismo é diferente do albinismo: os animais leucísticos não são mais sensíveis ao sol do que qualquer outro. Pelo contrário, são mesmo ligeiramente mais resistentes, dado que a cor branca possui um albedo elevado, protegendo mais do calor.

O oposto do leucismo é o melanismo.

Alimentação:

Cupins, formigas, tanajuras, minhocas, moluscos, pequenos repteis e restos humanos, como pedaços de pão e bolacha.

Curiosidade: A construção do ninho demora entre 18 dias e 1 mês, dependendo das chuvas, quantidade necessária da matéria prima (barro).

Não se sabe por qual motivo, fazem rodízios em ninhos, não utilizando o mesmo durante as estações de reprodução, costumam também, reparar os ninhos velhos, e quando bastantes deteriorados, constrói umas sobre as outras, onde há relatos do numero de até 11 casinhas, e quando tem espaço constroem uma ao lado da outra, segundo estudiosos.

Habitat:

Caatinga, Cerrado, Campos Abertos entre outros.

Lendas:

Dizem que se o macho do João-de-barro for traído ele pode trancar a fêmea no ninho até que ela morra. (relato não comprovado cientificamente)

Diz-se que havia um homem chamado João. Ele era um homem muito bondoso e fazia casas com barro e capim, cuidando sempre para fazê-las na posição correta (viradas para o nascer do Sol). Ele era tão bondoso que não cobrava nada para construir casas. Depois de muitos e muitos anos, Deus achou melhor ele descansar ao seu lado. Todos entraram em prantos por causa da morte de João. Para consolá-los, Deus criou o “joão-de-barro”, fazendo sua casa de barro e capim, sempre virada para o nascer do Sol.

Distribuiçãthumbnail_distribuicao-geograficao Geográfica:

Um dos pássaros mais populares das regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste de nosso País.

Pesquisa de Campo:De 31/10/2016 a 14/12/2016.

Referências:

http://www.wikiaves.com/joao-de-barro – http://www.radioguaiba.com.br/noticia/passaros-sao-hospedes-inoportunos-na-rede-eletrica/ – http://www.wikiaves.com.br/pardal – https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=Y89aWInjO-bM8AfwpKr4Bw#q=pardal+x+tico-tico – https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=Y89aWInjO-bM8AfwpKr4Bw#q=nome+cientifico+do+tico+tico – https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=Y89aWInjO-bM8AfwpKr4Bw#q=nome+cientifico+da+andorinha – https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=Y89aWInjO-bM8AfwpKr4Bw#q=nome+cientifico+do+pardal – https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=Y89aWInjO-bM8AfwpKr4Bw#q=matura%C3%A7%C3%A3o+de+ovos+de+passaros –

_________________________________________________________________________________________

* JobiJander Pinto da Purificação é Ambientalista – Tecnólogo em Gestão Ambiental


error: Conteúdo Protegido !!