Clube de Fotos Antigas de Macaúbas: as faces da velha e “Boacaúbas”, imortalizada aos olhos e nos corações do bom macaubense!

Macaubense é aquele aborígine, os autóctones e os adotados, fiéis!

Com a transferência do Prof, Ático Mota, este “aborígine” de alma, as “traças” começaram a corroer “sonhos”, projetos e ideais… Porém, é bom saber, que NINGUEM, “compra” ou “adota” sonhos alheiros!… Visto que, as pessoas têm até “preguiça” de SONHAR… Os serviços NOBRES prestados pelo Prof, Ático, hoje pela nossa inércia damos como contrapartida a “preguiça”, o “desserviço” e a “indiferença”… Pois, não temos tempo nem para ILUMINAR nossos próprios SONHOS!… Porém, o Prof, Ático, também sonhou pra NÓS, conosco, ele que tentava ALAVANCAR Macaúbas das trevas da ignorância cultural, das trevas do comodismo do pensar, agir e mais: DE SER macaubense fiel…

… E o Aviso do Repouso em Cristo…

DE SER macaubense, de respirar este “torrão”, suas curvas geográficas, sinuosas como uma SILUETA feminina como ela é: MACAÚBAS, feminina na alma, plural, na topografia dos teus TOPOS e nas tuas FOTOGRAFIAS!

Clube de Fotos Antigas de Macaúbas…

Apenas uma semente, uma ideia, uma amostra do que perdemos (e que talvez, não precisaríamos perder)… Este clube virtual, é um grupo do Facebook que reúne pessoas, fotos e memórias! Mas, é ANTES DE TUDO, uma provocação, mexer com sua MEMÓRIA, emoções e na tentativa de RESGATAR algo MAIOR: os teus sonhos * que foram as inspirações dos SONHOS do Prof. Ático…

SIM…

Os teus SONHOS foram os sonhos do Prof. Ático Mota, é porque nós TÍNHAMOS preguiça de SONHAR… Vou te dizer quais são os SONHOS teus, que eram o do Prof, Ático:

01- Uma UNIVERSIDADE pública em Macaúbas;

02- Fazer de Macaúbas um POLO de artesanato mineral, que gerasse emprego e renda;

03- Fomentar através da CULTURA os palcos dos sonhos: é você numa UNIVERSIDADE, livre pra pensar e sonhar! Pois, de barriga e mente VAZIAS, não se sonha!

04- Criar e manter: a FUNDAÇÃO Cultural e o único MUSEU Regional (da redondeza e da “quadradeza”);

05- O Prof. Ático criou:

5.1- a ASSOCIAÇÃO Comercial de Macaúbas (ACIMAC), há mais de 20 anos;

5.2- a Escola de Lapidação;

5.3- uma Ponte entre Macaúbas e o Mundo (e por falta de uso, seus ladrilhos racham)

5.4- e Despertou em muitos de nós O ESCRITOR, o historiador, o ator… Depois dele surgiram pessoas que tiraram da gaveta textos, incentivou a publicação de livros, poesia, artes cénicas, a ler livros, a sonhar!

5.5- o Despertar que a LEI DO MENOR ESFORÇO, nos faz cavar nossa própria tumba que nos faz IMERGIR nas sobras dos descaminhos do empobrecimento  d’alma, espiritual e cultural: ou seja, da BURRICE, que me perdoe o sensível Asno!

06- Um caminho…

…Um caminho, e quando ele iniciou, tirou as primeiras PEDRAS, espinhos…

Por fim…

Ele criou o seu próprio AVISO: …Aviso do Repouso em Cristo”...

Antes era: “AVISO FÚNEBRE”… Quando aqui chegou, o Prof. Ático se deparou com esta mensagem de AVISO DE “TRANSFERÊNCIA”, então, se dirigiu na época ao Pároco Pe Osvaldo, e sugeriu 11 frases que atenuasse a perda, a transferência da ALMA a um outro plano e assim foi escolhida o: AVISO DO REPOUSO EM CRISTO… E o convocamos hoje, sempre!

E agora sim: por fim! 

Não devemos ficar apenas COM AS FOTOGRAFIAS, temos lá na Praça da Matriz, a Fundação e o Museu, agonizando em ruinas, entre os traços das traças, sem o oxigênio necessário para sua sustentação, é urgente uma INTERVENÇÃO coletiva, apolítica e desinteressada nos PRÓPRIOS SONHOS… Mas sim, nos SONHOS ALHEIOS, pois, são estes que nos dignificam como macaubenses! (FIEIS, a nós mesmo e ao próximo)

   VAMOS REGATAR A FUNDAÇÃO CULTURAL PROF, MOTA E O SEU MUSEU REGIONAL

 

Arquivo pessoal de José Carlos Almeida do Rego, publicada no Grupo Clube de Fotos Antigas de Macaúbas

 

Eis o teu manto: 


Os comentários estão fechados.