…”Aviso Do Repouso Em Cristo”… E quem repousa em Cristo, Ressuscita?…

11…

Era o número da sorte do Prof. Doutor Ático Frota Vilas Boas da Mota; não era usual o seu primeiro sobrenome Frota, apesar de expressar uma coletividade, preferia os três últimos… Bem como, dava o “corte” da modéstia, à sua assinatura quando era “obrigado” a assinar ofícios e se apresentar como doutor, “riscando na diagonal” esse título (Prof. Doutor. Ático Vilas Boas da Mota)…

       … Assim, é o intelectual que também há quase 30 anos, ao ouvir o aviso do “auto falante” da Matriz,  anunciar a passagem de um macaubense … Inquieto de natureza, sugeriu ao Conselho Paroquial e ao seu orientador Pe. Osvaldo, a mudança do “AVISO FÚNEBRE”, dando a estes uma lista com 11 frases e, a escolhida é a que se houve até o momento: … “Aviso Do Repouso Em Cristo“… Que infelizmente somente neste Domingo de Ramos, 25, ouvimos tristemente por duas vezes!…

     … Amanhã, segunda feira 26 – seria o segundo ano de sua passagem, se não fosse a intervenção de Cristo, através do Criador Universal, que deu-Lhe a Vida Eterna… O que confirma que, quem “repousa” Nele, vive… Ressuscita!… 

… Poderia ser tudo diferente… Talvez, preferiu nos testar!… E não deixou testamento, só testemunhas…

E o que é ressuscitar? 

… É certo que o Prof, Ático, antes de dar a resposta direta sobre o que é ressuscitar, se obrigava a antes disso, dizer o que é suscitar, a qual, certamente deu origem a outra… Que é  – suscitar : fazer nascer ou aparecer; criar. E assim, ressuscitar é renascer ou reaparecer, recriar… 

E como “reaparecer” e/ou “recriar” o Prof. Ático Mota? 

Numa de suas crises, num leito da clinica de Dr. Antônio, há alguns anos, socorrido (mais uma vez)  por seu motorista, amigo Sr. Valter… Segurou no meu atebraço e disse: …” Eminesco, não deixe a Fundação morrer“… E em resposta disse: …”Não é hora de pensar nisso Professor”... Ele responde: … “Só pensamos na vida na hora da morte“…

E assim, expressa que a Fundação Cultural Prof, Mota, é a sua vida… Se assim for, se a Fundação está viva, ele também está… E como estamos CUIDANDO da Fundação?

FCPM: criada em agosto de 1972, em memoria de seu pai, advogado prático (rábula), Prof. Mota, ou seja, a Fundação não é a memoria do Prof, Ático e sim, a memoria do patriarca da Família Mota… Prof, Ático dizia que não tinha herdeiros mas, deixou herdados e, muitos destes de INTERESSE PÚBLICO… No entanto, o PÚBLICO TEM INTERESSE?

… Invocar no Direito Administrativo, … “A bem do Interesse Público” é uma prerrogativa do Legislativo e do Executivo ou seja, deve-se esperar das autoridades locais um posicionamento legal, justo e equilibrado, da soberania intelectual sobre o interesse privado de algo que é notoriamente sabido!… Porém, falta nos poderes constituídos locais o “estalo” e a consciência desse valor intelectual e cultural que representa a própria Fundação e a residência do Prof, Ático, a qual ele deixou por escrito a sua vontade de ali ser o Memorial da Casa Viva…

O Memorial da Casa Viva…

Ali abriga a MAIOR biblioteca do MUNDO de livros romenos fora da Romênia…

Ali abriga o MAIOR dicionário de gírias (em construção) do Brasil…

Ali abriga uma das maiores COLEÇÕES  de artes da Bahia…

Ali abriga um dos maiores acervos bibliotecários do Brasil…

Ali abriga… 

                  … Abriga os corpos de um casal ímpar em Macaúbas: “Zirota” que foi primeiro (12/02/2016)… E seu par (26/03/2016), que “cavalheiro“, para evitar a dor da companheira, seguiu depois, não a abandonou, como tinha prometido no Altar… Contrariando as estatistas de deixar “viúva”… Sim, ali abriga duas Vidas pós Morte, seus templos, seus corpos!… Eis, o porque ele o batizou de Memorial da Casa Viva pois, queria que ali, não se fechassem as portas mas sim, as mantivessem abertas para sempre, como sempre estiveram!…

Por isso, é URGENTE, a Bem do INTERESSE PÚBLICO,  intervenção do Município ao Patrimônio Intelectual deixado por um de seus filhos mais fieis… Aquele que ressuscita em memoria todas as vezes que ouço as badaladas do AVISO DO REPOUSO EM CRISTO!… 


Os comentários estão fechados.