Blog do Alécio Brandão

Caso Roseane: repercute nacionalmente e prefeito de Macaúbas é hostilizado em redes sociais. E +…

               E D I T O R I A L

“Nem tudo que cai na rede é peixe”.

Com advento da tecnologia dos meios de comunicação, onde a internet cada dia se torna mais democrática e está em rede, faz de qualquer “pingo d’água” um “Tsunami”… No entanto, esta analogia não pode ser aplicada quando o assunto é de interesse público, como é o caso que repercutiu local e nacionalmente envolvendo o prefeito de Macaúbas Aloisio Miguel Rebonato; o qual, de forma desproporcional fez sérias ofensas a honra e a moral a uma macaubense, esta que tem um perfil no Instagram com quase 45 mil seguidores, Roseane Souto (VEJA AQUI SEU PERFIL no instagram) , MULHER, filha, esposa, mãe – de quebra é agricultora e “influencer digital” – eis um dos grandes motivos da repercussão do caso, além do fato em si, que é um ATAQUE a mulher, mais que isso, um desrespeito ao SER HUMANO, a uma cidadã que EXERCEU seu DEVER E DIREITO de cidadã: de ser livre para expressar sua opinião pois, sua missão é INFLUENCIAR, sendo ainda, agricultora: de “PLANTAR” e disseminar “ideias”! E isso, deve ser tolerado e entendido por todos e mais ainda, pelas  pessoas que estão na condição de POLITICAMENTE EXPOSTAS ou seja, pessoas públicas, que por natureza do cargo que assumem CORREM O RISCO de serem “alvo de críticas“, as quais devem está INTELECTUAL e EMOCIONALMETE preparadas ou, ao contrário disso, como relata o locutor da Band News FM, que sugeriu que “políticos que não aguentam críticas que fiquem em casa embaixo de um cobertor“…

A gravidade do ocorrido!

Nas redes sociais, que é o melhor “caldeirão” de opiniões, “fakes”, verdades, “HIPINOTISMO” e “seduções”, as quais se equiparam à velha e boa “esquina” e “botecos”!… O fato, por muitos, é classificado como CASO POLÍTICO: “… Estão politizando, tirando proveito da situação”: SIM concordo, o fato deve sim, ser politizado pois, só através da política democrática se constrói um PAÍS LIVRE  – diverso e adverso! Pois,  a falha não é de quem omite opinião, antes de tudo, a Roseane, é uma pagadora de impostos, dinheiro seu foi usado no evento que em sua visão foi UM FRACASSO! E sim, é necessário emitir opinião sobre ATOS PÚBLICOS, (e nunca omitir) pois, a Festa de São Pedro no distrito de Cristais não é do prefeito, não é do vereador, não é particular… É um evento PÚBLICO e tradicional!… Se tiver falhas, que sejam “apontas”, corrigidas…. E mais, ninguém é obrigado a tecer apenas elogios… Contudo, devemos está preparados para as criticas, independentemente de serem construtivas ou não! O mais importante é a sua recepção, neste caso, pelo agente público, e se tratando de um prefeito de uma cidade que tem fama de boa acolhedora e de ser Cidade Amiga! A qual o acolheu e fez de si um CIDADÃO MACAUBENSE, deu-lhe a oportunidade de exercer o maior cargo da cidade, ser a locomotiva de mais de 41 mil cidadãos, de ser o CHEFE DO EXECUTIVO… No entanto, dizem por ai, quem tem “chefe é índio”!… Se assim for, que tire o “Cocar” da cabeça e passe o “bastão” ou vá para “sob os cobertores”… A gravidade nisso, não está o ataque a Roseane, mas sim, a MULHER, a sua existência! Esta que é a PROGENITORA da vida, da Humanidade… É por isso, que o caso teve repercussão nacional e que bom que teve – mostra-nos que a Humanidade ainda tem cura!

Sim, sobre a repercussão, do caso Roseane Souto… “SOUTA”… Liberta!…

Até o presente momento o então Prefeito de Macaúbas, Aloisio Miguel Rebonato, não se pronunciou sobre o caso, e mais, há interlocutores seus, gente de boa fé, assessores mais próximos, segundo costa, o sugeriu que fizesse uma retratação e não deixasse o caso “fluir” tanto. Porém, a casa dia, Roseane recebe mais apoio, solidariedade e aumenta seus seguidores, que já ultrapassam a população de Macaúbas, isso mostra o seu grau de INFLUENCIADORA, o que talvez fez da resposta do prefeito ser tão desproporcional e agressiva, visto que criticas outras de maior potencial já foram lançadas contra ele e sua administração – todavia, passaram desapercebidas, pois a fonte  não tinha tanto POTENCIAL DE FOGO quanto uma agricultora, quanto uma “mulher” e mais que isso:  empoderada! Não é atoa que seu sobrenome é SOUTO… Solta, liberta… Contudo, um fato interesse nesta história, foi a rápida, providencial e elogiável atitude da filha do Prefeito Aloisio Migue Rebonato, que prontamente EMITIU nota nas redes sociais e disse que UM PEDIDO DE DESCULPAS não era o suficiente, mas se desculpou (por um ato que não foi seu, isso é NOBRE, não é o “sangue” que falou alto, e sim o ESPIRITO FEMINIMO, isso achei INCRIVEL, FANTÁSTICO e foi para mim, o MAIOR EVENTO, o maior ATO de todo o processo)  e se indignou com o fato! E tanto incrível é/foi,  que fiz questão de COLORIR, para mostrar que SOMOS e devemos ser DIVERSO, e não adverso aos nossos, aos conterrâneos Terrestres, Universais… Visto que, sou eu também “forasteiro” numa Terra Amiga, a velha e Boacaúbas! Um “pedaço” de chão que acolhe a gregos, troianos, caturamenses e catarinenses!

E por fim, o FIM…

Que não tenha fim… A luta a favor da MULHER, não por esta ser “frágil” – mas sim,  por muitas serem desvalorizadas, esta que é PROGENITORA de Mulheres e Homens…  E as “mulheres” e “homens” que não reconhecem isso, devem passar pela “reciclagem”!

E não poderia deixar de registrar  algumas notas de REPUDIO e apoio, não apenas a ROSEANE SOUTO pois, esta é liberta, guerreira e sabe se DEVENDER sozinha, e tem um exercito que só CRESCE: seus seguidores! Mas, de fato, A LUTA!… E a sua esperada vitória de batalha em batalha até o fim da existência do machismo, misoginíssimo, racismo, xenofobismo, LTBTfobia, capacitismo…  E TODAS as doenças sociais e desumanas!

_____________________________________________________________________________________________________

P.S. A redação do blog, manteve contato com o Prefeito e sua Secretaria de Comunicação, até o momento não recebemos retorno de seu interesse pessoal e institucional de manifestar sobre o ocorrido. Contudo, o blog mante canal aberto para estes e quaisquer outros interessados. * [email protected] * (77) 99955-7958


error: Conteúdo Protegido !!