Blog do Alécio Brandão

4ª CIPM, realiza ciclo e de palestra e “blitzs” educativas na Semana Nacional de Trânsito.

A prioridade é a vida, diz palestrante

Tendo os municípios de Macaúbas, como sede da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, sob o comando do Major Gilmar Mascarenhas, e os municípios de Boquira, Ibipitanga e Oliveira dos Brejinhos sob sua jurisdição, a Companhia  realiza até o dia 21 de setembro uma série de palestras e “blitz” educativas, conforme cronograma:

17/09 – Abertura da Semana do Trânsito: palestra em Macaúbas na Câmara de Vereadores;
18/09- Blitz educativa na cidade de Boquira;
19/09 – Blitz educativa em Oliveira dos Brejinhos;
20/09 – Blitz Educativa nas ruas de Ibipitanga;
21/09- Blitz Educativa em Macaúbas.

Nas “blitzs” educativas serão feitas abordagens aos condutores e pedestres com orientações e distribuição de material didático como folhetos e panfletos, feitos pela Polícia Militar.

A abertura da Semana do Trânsito, foi realizada na manhã desta segunda feira, 17, na Câmara de Vereadores de Macaúbas, com a presença do palestrante especialista em trânsito  Tenente Coronel PM Carlos, bem como do Major Mascarenhas, do presidente do Legislativo Anderson Gumes, do representante do Prefeito, o secretário de administração Sr. Jakson Souza, de secretários municipais, vereadores, professores, pedestres e condutores. O cerimonial foi aberto pelo PM Menezes, com o entoar do Hino Nacional, em seguida o Tenente Coronel PM Carlos, em vídeos e gráficos mostrou em imagens e números a triste realidade das estatísticas que é a “guerra” do trânsito nas rodovias e ruas do Brasil.

Informa que o grande número de acidentes são causados por homens cerca de 75% e destes a maioria por condutores de motos, e que a maior causa está ligada ao consumo de álcool, outros por imprudência (como uso do celular) e desrespeito às Leis de Trânsito. Diz que a frota total do município de Macaúbas é de 11.579 veículos que 53% destes são de motos (6.120) e os 47% são de caminhões/carro de passeio/caminhonete somando 5.459 veículos. Quanto ao número de mortes no trânsito do Brasil, por ter divergência entre as fontes, os números não são confiáveis diz, mas, informa que trânsito brasileiro, é um dos maiores causadores de mortes, principalmente entre jovens de 18 a 34 anos.

Entre dezenas de dados e informações úteis, a palestra deveria ser assistida (e participada) por todos, por fim diz que o modelo de trânsito brasileiro é inspirando mo americano, tendo a vida como prioridade.

 


error: Conteúdo Protegido !!