Conforme anunciado pelo governador Rui Costa, na última semana numa reunião em Salvador na UPB, a implantação de imediato de 10 Policlínicas nos Territórios de Identidade, não foram ainda definidos os locais e em que cidades serão implantadas. Numa reunião ocorrida na última sexta feira, 27 em Paramirim, contou com a presença de diversos secretários municipais de saúde e prefeitos da região da Bacia do Paramirim, nesta ocasião o anfitrião Dr. Júlio, prefeito de Paramirim, colocou a disposição do Estado a estrutura de um hospital para implantação da clínica, além de pedir apoio aos prefeitos da região para implantar a Policlina em sua cidade. Segundo nota do Jornal O Eco em sua versão digital na internet, Dr. Júlio, teria conseguido apoio de alguns prefeitos, inclusive o de Beto de Ibipitanga, município que fica apenas 30km de Macaúbas.
Em contato com o Secretário de Saúde de Macaúbas, Sr. Abílio Marcone, que este presente na reunião no dia 27 em Paramirim, disse que o pleito de Dr. Júlio em levar a Policlínica para Paramirim, é contraditório pois, seria um contrassenso, visto que Macaúbas, já foi escolhida como Polo de Saúde pelo Território Bacia de Paramirim, além de ter infraestrutura em saúde superior a de Paramirim, como a UPA que estará em breve em funcionamento, o SAMU, concentrar maior população, e ser sede administrativa da região. E justifica:
…”Como um paciente da UPA, que pode vir de qualquer município da região, ser atendido na UPA de Macaúbas e terá que deslocar até Paramirim, para fazer uma ressonância e depois retornar para Macaúbas, seria uma grande perca de tempo, colocando mais ainda em risco a vida deste paciente, aumentando os custos”…
Além disso, diz Marcone: …” Os pleitos de saúde, como implantação de unidades, serviços e outros terão que passa primeiro pelo clivo da CIB de Brumado (Comissão Intergestora Bipartite), e posteriormente passar pela CIB de Salvador”...
Finaliza dizendo que Macaúbas irá relatar tudo isso ao Governo do Estado e reivindicará a sede da Policlínica para Macaúbas e já colocou área para construção desta unidade de saúde, dizendo que é um pleito legítimo, lógico e sustentável, a implantação desta Policlina Modelo em Macaúbas, por estar melhor localizada e certamente poderá prestar melhor serviços a toda região.
…”Aproveitando a estadia na capital baiana, para tratarem de outros assuntos de interesse de seus municípios, os prefeitos de Paramirim Dr. Júlio Bernardo (PSD) e de Ibipitanga Humberto Raimundo, Beto (PT), em audiência com o governador, colocaram a reivindicação, que, aliás, tornou-se um pleito comum de 15 gestores de municípios circunvizinhos. Dr. Júlio e Beto, receberam então o aval de Rui Costa, para se organizarem nesse sentido e assim, serem contemplados”…. (Nota do Jornal O Eco na internet)
O blog tentou entrar em contato com a Prefeitura de Paramirim e de Ibipitanga, mas não obteve sucesso, mas espaço fica aberto para interessados: e-mail: [email protected]