Blog do Alécio Brandão

Crise Hídrica em Macaúbas. População do Açude se revolta por Embasa “tentar” tirar água da barragem. E como fica a água do Zabumbão que vem pra Macaúbas?

População arrasta equipamento da Embasa pelas ruas da comunidade (Foto redes sociais)

Vídeos que “rolam” nas redes sociais sobre uma suposta intenção da Embasa retirar água da barragem do Açude para servir, quem sabe a cidade de Ibipitanga e/ou outras localidades, gerou protestos e manifestações da população da localidade, equipamento de bombeamento (boia de metal) foi arrastada pelas ruas do distrito e o povo “gritando palavras de ordem” pela não retirada das águas do açude.  A barragem  do Açude, assim como a do Zabumbão é  administrada pela Codevasf, a qual ainda não se manifestou a respeito. Vereadores de Macaúbas deverão fazer manifestação em conjunto pedindo uma solução a respeito. 

Para refletir: 

A estiagem bate à nossa porta, as chuvas devem cair em quantidade insuficiente para manter com segurança os níveis dos reservatórios, já para a agricultura  esta está comprometida seriamente! … Macaúbas tem um déficit hídrico histórico ou seja, desde sempre falta água! A prova disso é o “sistema de manobra” o que mostra que não há e nunca houve água suficiente para manter os sistema sempre ligado, sempre água nos dutos, com água nas torneiras (o abre e fecha registro é que causa rompimento, o esvaziamento x o aumento de pressão constante, este causado pelo que é conhecido como “manobras” – que entendemos como “controle de distribuição pela escassez das águas).

Macaúbas deverá ser BENEFICIADA, e ai, também o AÇUDE, com as águas do Sistema Adutora do Zabumbão, em outubro de 2021, a população de Paramirim, fez uma manifestação parecida com esta da população do Açude, para que NÃO SE RETIRASSE as águas do Zabumbão. (VEJA AQUI)esta para ser distribuída para alguns municípios da região, a exemplo de Macaúbas, Ibipitanga, Boquira… Ou seja…

outubro 2021: População de Paramirim protesta para água do Zabumbão não vir para Macaúbas

Ou seja...

Nós e muitos outros estamos precisando da ÁGUAS DO ZABUMBÃO, para beber, para vive, para sobreviver… É certo que muitos de nós na época do protesto pela não retirada da água do Zabumbão, alegávamos que a Barragem foi feita com recursos federais, sendo ela um PATRIMÔNIO da União, ou seja, de todos! Assim, como é a Barragem do Açude, que é federal… E água não tem nacionalidade ou dono… Água é para todos, distribuída de forma racional.

O Protesto… “Puxando a brasa para sua sardinha”? 

Sim, todos nós queremos “puxar” para nós o que achamos que é nosso! Se a população de Paramirim tivesse “razão” e ganhasse no “gripo” o “Zabumbão é Nosso”!… Não existiria a Adutora que em breve vai levar Água Pra Todos, inclusive para a comunidade do Açude… A demanda das águas do Zabumbão para Macaúbas representará um incremento de quase 50% da nossa capacidade de captação hoje… É muita água!

A coerência: 

Ainda “puxando” a brasa, é de se ter um sentimento empático com aqueles que precisam da água para beber, viver… Se tirar a água do Açude ele vai secar… Sim, é possível que seque, E se tirarem as águas do Zabumbão ele vai secar, sim, é possível que seque! Ou talvez não! E por fim… Eu quero é minha sardinha assada! A sua, se quiser come crua! 

Matéria revisada e atualizada em 14/12 às 10h34mim


error: Conteúdo Protegido !!