Em reunião realizada na manhã desta sexta feira em Ibipitanga, cujo anfitrião é o Presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim, o que tem de “nome” o consórcio falta em “ações concretas”. Criado há anos, o consórcio “não ata nem desata”, é o acham alguns leitores em contato com o blog e, para completar, segundo informações entre outros assuntos abordados nesta reunião, falou-se em tornar o Hospital de Macaúbas num centro regional mantido e administrado pelo Consórcio e há quem diga, “se fosse bom seria em Paramirim” e outros acham que: “pior não fica”!
Eis ai uma salada de opiniões, o blog em contato com o Secretário da Saúde de Macaúbas, Abílio Marcone, disse que foi apenas uma ideia cogitada, mas que não há nada de certo e que esta proposta se baseia na escola de Macaúbas como sendo referência em saúde no Território, ou seja, centralizar aqui em Macaúbas as demandas/projetos nesta área. Diz também o Secretário Abílio que a prometida reforma do Hospital poderá ter inicio caso seja repassada verba prevista para cair na conta nesta terça feira, 1° de setembro.
Perguntado sobre a possibilidade do Hospital de Macaúbas fechar durante a reforma e passar o atendimento para a UPA, o Secretário Abílio, em tom de surpresa desconsidera a possibilidade.
Certo é que a saúde de Brasil e neste contexto a de Macaúbas não está nada bem e a causa não é somente a falta de recursos financeiros, mas também gestão. Há ainda a insistência de tratar a saúde na “ponta”, a chamada “saúde curativa” e esquecem ou desvalorizam a importância do combate e investimento da “saúde preventiva” – que tem custos menores e mais eficaz.
Veja os temas tratados na reunião do Consórcio do Vale do Paramirim, realizado nesta sexta 28 em Ibipitanga, as informações abaixo são do facebook da Prefeitura de Macaúbas:
01- apresentação da empresa Sistema PRI Engenharia Ltda,
02- Criação e Homologação do Conselho Administrativo do Consórcio,
03- Discussão sobre a criação das câmaras de Educação, Saúde e Agricultura,
04- Leitura da Carta da Câmara Técnica do Meio Ambiente,
05- Discussão sobre Consórcio de saúde,
06- Apresentação de síntese das propostas da FECBAHIA e parceiros
O blog não consegui manter contato com nenhum membro consorciado, no entanto, espaço fica aberto para interessados. E-mail: [email protected]