Segundo dados do Governo Federal, dos “2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios.” Ou seja, apenas 1% das águas de todo planeta está disponível com mais facilidade, e o Brasil, é o pais que detém a maior reserva de água doce do planeta.
Em Macaúbas, que tem certa escassez de água, não tem uma política pública de controle do uso deste recurso finito, ver-se pelas ruas e zona rural, muitos vazamentos no sistema de distribuição. Com a chegada das águas da Adutora do Zabumbão, o município deve aumentar sua oferta em 50%, o que pode aliviar o fornecimento principalmente para o baixio.
Na sessão desta quinta feira, 18 – a Câmara deverá votar um Projeto de Lei de autoria do vereador Ricardo Costa (VEJA PROJETO AQUI NA INTEGRA) que cria a Semana da Água em Macaúbas, que deve ampliar as preocupações com este recurso tão valioso para a manutenção da vida. Veja abaixo pauta completa desta reunião, que também é transmitida ao vivo pelas redes sociais.