Blog do Alécio Brandão

Meio Ambiente: Secretaria de Meio Ambiente intensifica ações de prevenções e combate a crimes ambientais.

Imagem meramente ilustrativa (Fonte SEMMA)

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Macaúbas, continua a fiscalização intensa em toda território do município e, vem, mais uma vez, agradecer e pedir a população que continuem VIGILANTE em relação a CAÇA, DESMATAMENTO e principalmente na questão das QUEIMADAS. Sabendo que, a ajuda da população é de suma importância.

Estamos em uma época CRÍTICA e PROPÍCIA a INCÊNDIOS FLORESTAIS, por tanto, qualquer suspeita deste tipo de ações, procure esta Secretaria, pois a denúncia além de ser valiosa, e evitar maiores danos, a sociedade terá uma resposta, através das medidas legais cujo as sansões previstas são: advertência, detenção, multas e apreensão. Ressaltando que, após a verificação da veracidade da ação, a identidade do denunciante será mantida em sigilo. Lembrando, que, falsas denúncias também configura crime, e haverá punições.

Até o presente momento, o município registrou apenas um acidente relacionado ao fogo, felizmente em local plano, onde foi rapidamente controlado pelo proprietário e vizinhos, mas, mesmo assim, houve prejuízos. Diante disso, reforçamos a toda população, que havendo a necessidade e em último caso, a necessidade do uso de fogo, nos procurem, pois uma simples ação, fará toda a diferença.

Vale lembrar que, queimadas em locais de mata fechada, contribui para a morte de várias espécies tanto animal quanto vegetal, após as primeiras chuvas temos a falsa impressão que a vegetação surge rapidamente, mas, na verdade, algumas espécies de plantas demoram anos para se recomporem e, os animais expulsos e abatidos pelas chamas, no caso, os sobreviventes, podem levar décadas para repovoarem aquela área atingida, deixando o meio ambiente em desequilíbrio. Toda espécie, animal e vegetal tem seu papel na natureza, nada está no ambiente por acaso.

Mantenha nossa cidade e a região preservada, a Fauna e a Flora Agradecem.

___________________________________________________________

Texto enviado pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Meio Ambiente de Macaúbas/BA.

 


error: Conteúdo Protegido !!