Garantia Safra: Macaúbas adere ao Programa que irá beneficiar milhares de agricultores.

Secretário de Agricultura fala sobre importância de aderir ao Programa (Foto PMM)

Num total o município de Macaúbas, através da Prefeitura Municipal e da Secretaria da Agricultura, aderiu a 3.000 (três mil) cotas do Programa do Garantia Safra 2017/2018, um seguro que garante o resçassimento   de perdas na agricultura, no caso de nossa região, geralmente pela seca, no entanto, há outros “sinistros” que possam ocorrer e prejudicar a plantação, como infestação de pragas e até, se Deus ajudar, “inundação”…

Na reunião do Conselho do dia 14/07, O Prefeito Amelinho antecipa a adesão ao Pronaf.

Segundo o Prefeito Amélio Costa Jr. que antecipou a adesão do município ao PRONAF, na reunião do Conselho de Desenvolvimento sustentável, realizada na última sexta feira 14, informou que  o município irá banca parte dos recursos do Garantia Safra, pagando as cotas de sua responsabilidade, lembrando que há alguns anos o município quase que perde este importante mecanismo por falta de pagamento e/ou seu atraso. Mas espera que o ano seja bom de chuvas e que os agricultores possam investir em suas atividades da Agricultura Familiar que é uma das alavancas de sustentação do município, gerando emprego e renda, além de fixar o homem no campo e evitar o êxodo rural. Diz o Prefeito.

Na manhã desta sexta feira, 21 – no Salão de Reuniões da Câmara de Vereadores, onde estiveram presentes o Secretário de Agricultura Sr. Gilberto Antônio e diversos agricultores e outras autoridades, e participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, o qual presidido pelo agricultor Adilson Oliveira foram definidos os critérios e informações outras,sobre o Programa.

Segundo nota do site oficial da Prefeitura de Macaúbas (VEJA AQUI)

para aderir ao Garantia Safra é necessário ser agricultor familiar, conforme definido pelo PRONAF; não ter renda familiar mensal superior a 1,5 salários mínimo; efetuar a adesão antes do plantio; e não deter área superior a quatro módulos fiscais. e para o agricultor ser beneficiado, ele deverá procurar a Associação dos Produtores Rurais de sua comunidade”

E finaliza nota: ” Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas, desenvolvido pelo MDA e é executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR)”  

 


Os comentários estão fechados.