Blog do Alécio Brandão

As alternativas para a Crise Hídrica em Macaúbas: uma destas é a transposição do Rio São Francisco.

Adutora do Algodão, águas do São Francisco (Foto Reprodução Google)

Foi o que salvou a região de Guanambi, a Adutora do Algodão, uma obra que a cada dia cresce, hoje atende mais de 156 mil pessoas, desde Guanambi, Caetité, Pindaí, Candiba, Malhada, Palmas de Monte Alto, Matina, mais recentemente Rio do Antônio e Lagoa Real. A obra chega a 156km de adutora, ao custo de quase R$ 200 milhões. Tirando Guanambi de quase dois anos de racionamento, cidade com quase 85 mil habitantes, depois de ter resolvido em 2012, seu problema de água, tomou fôlego e se consolida hoje, como Centro do Comércio Regional.

Macaúbas e região têm como receber águas do Rio São Francisco?

Sim, tem… A distância de Macaúbas ao Rio São Francisco é menor que a de Guanambi (70km linha reta), segundo informações preliminares a serem  confirmadas, para este projeto, um engenheiro civil, o qual preferiu não ser identificado, informa (sem estudo mais aprofundado), que bastaria 2 ou 4 estações elevatórias, visto que ao final da obra Adutora do Algodão, tem-se quase 10 estações e um aqueduto duas vezes maior, sendo assim, bastaria recursos na ordem de 1/3 dos de lá aplicados. Com isso, resolveria-se a crise hídrica de Macaúbas, Ibipitanga, Boquira e até outras cidades.

A possibilidade da Adutora do Zabumbão, tida como uma solução para a região, parece ser uma ilusão, visto que hoje a Barragem do Zabumbão passa por dificuldades, e não adianta comparar o potencial hídrico do Rio Paramirim com o Rio São Francisco.

Essa alternativa se quer é cogitada pelo governo municipal ou estadual, visto que este último não tem bons relacionamentos com o Palácio do Planalto, menos agora após a eleição do “Capitão” , já em se tratando de governo municipal e seus órgãos, principalmente o SAAE estes, se quer reconhecem oficial e publicamente o estado de crise hídrica que vive Macaúbas.

O Estado de Crise Hídrica que Vive Macaúbas e o suposto desperdício de 40%: 

Um vídeo gravado por Osvaldo Oliveira, (parece que não publicado), onde uma autoridade de segundo escalão, informa que cerca de 40% da água capitada pelo SAAE é desperdiçada pelo caminho, e enumera as rações: 01 Vazamentos; 02- Gato (ligações clandestinas); 03- Inadimplência/calote; 04- Outros. Isso, representa mais que perda de receita mais quase 40% de desperdício das águas captadas é um completo absurdo. Com a palavra o Ministério Público de Macaúbas, através de sua promotoria de justiça local, para investigar o caso!

Você sabia que?

Cerca de 20% da população de Macaúbas não tem água na torneira, ou seja quase 5 mil pessoas são assistidas por carro pipa. E essa informação foi repassada publicamente pela Coordenação da Defesa Civil de Macaúbas. (VEJA NOTA AQUI) publicada em agosto de 2018. Há também informações preliminares e não oficiais que cerca de 30% das águas distribuídas em Macaúbas são de postos artesianos… E que é retirada mais água da Fonte dos Tingues, supostamente mais do que ela comporta e que as Leis permitem?

Se você souber ressuscitar, não tem problemas: ignore a crise hídrica.

E qual é o Plano?

Ver-se um batalha “infernal” dos grupos políticos locais na política partidária, a busca pelo voto para a sustentação (ou entrada) no poder… Mas, não se ver um DEBATE público sobre o Estado de Crise Hídrica que vive o município… Não adianta obras de praças públicas, de pavimentação, de festa de São João e vem ai o Reveillon, se o povo não tiver água para beber, para fazer comida, para lavar a bunda e ir para a festa e curtir as belas praças! Temos que mudar nosso conceito de PRIORIDADE… Se ÁGUA é VIDA, a falta dela é o que?

Então, se você não tem ainda o poder da Ressurreição, comece agora cobrar dos políticos as alternativas para a Crise Hídrica em Macaúbas: uma destas é a transposição do Rio São Francisco…. E que sejam outras, resolvendo o caso, é o que é, importante!

Nota da Redação: 

Por hoje ser um domingo, onde o SAAE tem seus escritórios do Coité fechados, bem como os responsáveis pelos os de Ondina, do Planalto e os da Praça da Matiz, foi impossível manter contado com os mesmos. No entanto, caso achem o tema relevante, podem posicionar através do e-mail do blog: [email protected]

Quanto a referência e provocação ao Ministério Público, através de sua promotoria de Macaúbas, o blog irá fazer cópia desta matéria e enviar diretamente ao Promotor de Justiça, para que o mesmo averigue as demandas aqui questionadas.


error: Conteúdo Protegido !!