Blog do Alécio Brandão

ARAÇAS: MORADORES DIZEM QUE APÓS PERFURAÇÃO DE POÇO “TUDO FICOU SECO”

Postado no canal da internet You Tub, vídeo produzido pelo comunicador Osvaldo Oliveira na comunidade de Araças em Macaúbas. O vídeo denuncia a degradação ambiental causada pela perfuração e má uso de um poço artesiano, que segundo informações, quando desligada as máquinas de captação, o poço continua jorrando água. A nota informa que após a perfuração do poço havia na comunidade diversas nascentes de água, lagoa e “fartura” d’água, e que agora a terra está seca, arvores morrendo e tudo ficando seco e sem vida, veja o vídeo e o texto de Osvaldo Oliveira publicado no Facebook.

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE ARAÇÁS TEME PELO FUTURO DA COMUNIDADE

.
Veja o desequilíbrio ambiental que a perfuração de um poço tubular que permanece dezoito horas com uma bomba ligada, sugando doze mil e quatrocentos litros de água por hora está causando a comunidade de Araçás, municipio de Macaúbas. 

Como se não bastasse o prejuízo, à coisa torna se ainda mais complicada pela má distribuição da água, que a principio, seria somente para o abastecimento das comunidades de Araçás, Barra, e Buriti, mas por razões que muitos sabem e às vezes temem em questionar ou simplesmente omitem dominados por interesses imediatistas, a água do referido poço está sendo levada para varias comunidades, inclusive para consumo animal, o que vem revoltando a comunidade que pede com urgência as devidas providencias por parte da distribuidora. 

Brevemente você amigo internauta, ambientalistas, estudiosos do assunto, poderão ver através de um documentário que está sendo elaboradas com todas as informações sobre essa triste realidade e também opinar, no sentido de ajudar uma boa parte dos moradores que estão apavorados com a possibilidade deste poço vir a secar. 
Uma especialista que visitou a comunidade alertou os moradores de que a água seria somente para consumo humano, o que infelizmente não está acontecendo segundo depoimento de varias pessoas. Ainda segundo a especialista o poço poderá secar num prazo de dezesseis anos. 
As pessoas que conhecem a situação desde o momento de sua perfuração, afirmam sem duvidas que o volume de água já diminuiu 30% ao observarem a saída do cano que jorra quando a bomba está desligada.”

"Sobra" de água....
“Sobra” de água….

Mesmo com a bomba de sucção desligada o poço continua jorrando água. E que após sua perfuração a comunidade viu suas nascentes morrerem e com tela toda vegetação em sua volta.

1382242_376963562437314_829323725_n

 

1378154_376015549198782_823666145_n

1383631_376963809103956_495389064_n

Comunidade diz que a má gestão das águas vem trazendo enormes prejuízos ambientais, mostra árvores morrendo de sede após a perfuração de poço que provavelmente mantinha viva a vegetação.

(Foto Osvaldo Oliveira)

 

 


error: Conteúdo Protegido !!