Blog do Alécio Brandão

Voto não se pede, se conquista!… E se compra?

Crime para quem compra e para quem vende.
Crime para quem compra e para quem vende.

Para que serve a campanha eleitoral se não para pedir votos? Ou se não para conquistá-los? E por que não, para também comprá-los?

Pedir – Conquistar – Comprar = PCC

Para o “primeiro comando” talvez seja o pedir, se não pegar se conquista e por último, que talvez seja a exceção, para muitos pode ser a regara: a compra.

E em vez de vender seu voto, compre essa ideia, não venda seu voto! Vendendo-o você perde o direito do direito pior, perde o “dever” de ter o direito da cobrança! De cobrar quando roubam de você… Quando roubam de você a saúde, a educação, a merenda do seu filho, o seu salário… Quando roubam de você o saneamento básico, a água que falta na sua torneira, a sua rua pavimentada… Quando roubam de você a liberdade de expressão, de pensar e agir!…

Pedir:

Há uma distorção no pedir do voto, o candidato deve é mostrar o seu Plano, as suas Ideas, as suas Propostas: pedir para você ouvir e decidir e não o voto!…

Conquistar:

Ele conquista o seu voto quando apresenta suas REAIS e fundadas intenções caso eleitor for, conquistar pelos PROJETOS, conquistar pela sua HISTÓRIA como cidadão, pelo seu exemplo, caráter, honestidade, e jamais pela troca de favores ou outros benefícios que não sejam pela “unanima” coletividade.

Comprar:

Se comprar é crime, a venda também…  Comprar e vender votos é considerado crime eleitoral e por isso a lei prevê penas para pessoas que cometem essa infração.

Segundo o artigo 299 do Código Eleitoral, é considerado crime eleitoral “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”. A pena prevista para este tipo de atos é de reclusão até 4 (quatro anos), além de multa.

Denuncie: Promotoria de Justiça, no Fórum local, Delegacia de Polícia, Juiz Eleitoral.

compra-de-voto

Conheça e divulgue os Dez Mandamentos do Voto Consciente.

“1º)Procure conhecer o passado, as ideias e valores do candidato ou candidata. Se ele já se envolveu em escândalos de corrupção, comprou votos, foi cassado pela Justiça, renunciou a mandatos para escapar de punições ou se aliou a grupos envolvidos com essas práticas: simplesmente não vote nele!


2º) Não basta que os candidatos tenham a “ficha limpa”. É preciso conhecer as intenções e propósitos de cada candidato: quem financia a sua campanha? Quem ele realmente vai representar? Procure se informar. Exija dele uma vida honrada, do mesmo jeito com que você procura conduzir a sua vida;


3º) Conheça mais a lei eleitoral: participe de palestras, reuniões e debates. Sua vida em comunidade exige que você esteja mais informado sobre assuntos tão importantes.


4º) Ajude a criar ou fortalecer um Comitê da Lei 9840 para o Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e aplicação da Ficha Limpa. Se você faz parte de algum grupo ou organização social (Associação, Sindicato, Igreja, Clube de Mães, Centro de Direitos Humanos), saiba como fazer no site www.mcce.org.br .


5º) Denuncie a compra de votos: quando uma pessoa aceita um benefício em troca do seu voto se condena a viver sem emprego, educação, segurança pública. Assim, o remédio hoje recebido em troca do voto poderá mais tarde custar a falta do hospital que salvaria a sua vida ou a de seu filho.

6º) Denuncie o desvio de recursos públicos para fins eleitorais. É muito grave que um candidato se utilize de bens e serviços públicos para ganhar as eleições.


7º) Tire fotos, grave ou filme se notar qualquer sinal de compra de voto ou de apoio eleitoral, utilizando o mal uso do dinheiro público, pois ajuda a comprovar a irregularidade na denúncia ao Juiz Eleitoral, ao Ministério Público ou até mesmo à Polícia.


8º) Não vote em pessoas que mudam de partido, como “quem muda de roupa”. Ao votar no candidato, não estamos votando só na pessoa, mas no partido, ajudando a eleger outros candidatos do mesmo partido ou coligação: por isso saiba quem são os outros candidatos da legenda.


9º) Procure saber se o candidato tem compromisso com a defesa da vida em todas as suas fases, bem como com a realização da Reforma Política, Reforma Agrária e com Direitos Sociais fundamentais: como criação de emprego e geração de renda, melhoria da saúde e da educação, defesa do meio ambiente e da Cultura da Paz. Cobre esse compromisso.


10º) Pense bem antes de votar, escolhendo pessoas que se prepararam para administrar ou legislar ( prefeito e vereadores)  em benefício de toda a sociedade, nunca em proveito pessoal. Não deixe para a última hora a escolha dos candidatos . Depois da eleição, acompanhe o trabalho dos eleitos.”
Fonte: Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil 

error: Conteúdo Protegido !!