Um dos jornais mais tradicionais dos Estados Unidos, o New York Times publicou um vídeo defendendo um voto em oposição ao candidato à reeleição na presidência da República, Jair Bolsonaro (PL). Na postagem feita nesta quinta-feira (27), o jornal ressalta, principalmente, questões de alterações climáticas e de proteção da Amazônia, acusando Bolsonaro de colaborar para o crescimento do desmatamento no Brasil.
Durante o vídeo, o Times traz os impactos globais que são causados pelo desmatamento da Amazônia, além de mostrar que, apesar de, supostamente, o Brasil ter órgãos fiscalizadores, 97% dos alertas de desmatamento na verdade não são investigados. O jornal afirma que Bolsonaro “enfraqueceu as agências que combatem o crime ambiental”.
“Se Bolsonaro for reeleito isso é apenas o gosto do que pode vir, o PL 2633. Esse pode ser o projeto de lei menos conhecido que mais destrói o planeta neste momento. Então vamos chamar isso pelo o que realmente é: A recompensa para os criminosos que desmatam a Amazônia. O que significa o dia mais importante do planeta”, disse o jornal.
O PL 2633 foi chamado de “cheque branco” para a grilagem no bioma. Os ativistas ambientais afirmam que o projeto estimula o desmatamento ao ampliar a possibilidade de regularização fundiária das terras da União por autodeclaração, além de anistiar grileiros e criminosos ambientais.
O Times também traz o período em que o adversário de Bolsonaro nestas eleições, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi presidente do Brasil entre 2002 e 2010. De acordo com o jornal, o petista implementou políticas que “salvaram” a floresta tropical amazônica, além de ter criado áreas de conservação, que são maiores que o Reino Unido inteiro.
O vídeo do jornal norte-americano também fala sobre a recessão econômica e as acusações de escândalos de corrupção que, inclusive, prenderam o ex-presidente. Segundo o Times, desde então o desmatamento tem crescido indubitavelmente.
“Lares indígenas roubados, ativistas ambientais assassinados por fazendeiros criminosos. No último ano, 18 árvores foram cortadas por segundo e uma área florestal maior que a Irlanda do Norte foi perdida para sempre. Mas, se os brasileiros escolherem destruir a base da vida na Terra, não é um país soberano? Bem, é isso que Bolsonaro argumenta”, afirmou o Times.
(nota do Bahia Notícias, desta quinta feira, 27/10/2022 *por Leonardo Almeida)
Confira o vídeo publicado pelo jornal norte-americano:
On Sunday, Brazilians go to the polls to elect their next president. But at stake is something far more important than the leadership of the largest economy in South America. pic.twitter.com/WKbaX9sdF0
— New York Times Opinion (@nytopinion) October 27, 2022