Desde 12 de Dezembro de 2012, a Unidade de Pronto Atendimento de Macaúbas, após ato inaugural que contou com várias autoridades locais, inclusive o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, na época; além de deputados estaduais/federais… E o povo não poderia faltar para testemunhar a solenidade…
Dentro de 30 dias, a UPA de Macaúbas completará quatro anos fechada, estando hoje pronta para entrar em funcionamento, dezenas de servidores aprovados em concurso público a espera de convocação, alguns já obtiveram na Justiça liminares e estão servindo em outras unidades… Um jogo de “empurra-empurra” perdurou durante este período e quem só perdeu com isso foi a população, esta que nada fez num sentido de “mobilizar” suas instituições para cobrar das autoridades o funcionamento desta unidade que custou aos cofres públicos mais de R$ 1 milhão, além dos prejuízos e vidas perdidas com seu estado “natimorto”!…
Há uma promessa do prefeito eleito, Amélio Costa Jr. de colocar a UPA para funcionar, sendo esta uma de suas prioridades. Nos bastidores há informações que o Hospital poderá ser terceirizado, tendo sua administração transferida para uma empresa particular. Hoje a unidade recebe do Governo do Estado cerca de R$ 476 mil/mês, mais um complemento do município. Com sua terceirização o município poderia investir este “complemento” na UPA e assim, ter “álibi” junto ao Ministério da Saúde e pleitear recursos federais.