Parece tudo pronto: temos um belo prédio, uma bela recepção bem iluminada, florida, com TV, ar condicionado, equipamentos de informática… E um crucifixo na verde parede… Tudo pronto, até servidores há… Agora só falta o paciente, este extremamente paciente, o qual espera, espera, pelo Pronto Atendimento, o da Urgência, melhor o da paciente Emergência… Há quatro anos a paciente Macaúbas aguarda a obra que custou aos cofres públicos quase R$ 2 milhões… E quantas vidas?
O recorte acima foi retirado da publicação do site oficial da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia: www1.saude.ba.gov.br – (VEJA AQUI) em nota sobre a inauguração da UPA de Macaúbas realizada numa quinta feira 12 de dezembro de 2012, de categoria Tipo 2, onde teria condições, segundo nota, de atender 300 pacientes por dia, chegando até 10 mil por mês, ou seja: x 48, em quatro anos faria: 480.000 (quatrocentos e oitenta mil atendimentos). Mas, após mantida 4 anos fechada, não fez se quer um curativo…
QUANTAS VIDAS DEIXARAM DE SER SALVAS?
…Quantas dores seriam aliviadas? Quantos de nós perdemos pai, mãe, filhos, irmãos, parentes e amigos?… Quanto de recursos públicos deixaram de ser investidos, aquecendo o comércio local, traduzindo isso em emprego, renda e melhorias da qualidade de vida das pessoas e lógico melhor saúde, educação…
JAMAIS SABEREMOS…
…Poderíamos aqui apontar dezenas de “culpados” ou “irresponsáveis”, mas de que adiantaria? Todos teriam na ponta da língua, (a qual bifurcada), sábias e “convincentes” justificativas… Mas poderia Eu apontar primeiramente um dedo para Você e três pra mim e o quinto, o “polegar” – no sentido de “legal”… Também de nada adiantaria! SOMOS TODOS FARINHA DO MESMO SACO… (só muda a mandioca) Povo e Político… Pois o político vem da sociedade, vem do povo, é escolhido entre os seus, é o POVO que elege, é o povo que bajula, é o povo que MANDA… E por consequência é o POVO que sofre sozinho, é o povo que paga a conta, é o POVO que vai para Paramirim, Guanambi, Vitoria da Conquista, Salvador, São Paulo… Caturama! Na maioria das vezes pagando caro, seja com recursos financeiros ou com recursos do voto – este pior, pois alimenta o sistema, escraviza e consolida, perpetua os mal caráter no poder!…
SE ASSIM FOR…
…Para que a ladainha, para que espernear, para que a choradeira, se Eu Sou e Você, “cúmplices” de um amor platônico, não correspondido! Amor de povo ao político, num caso típico de “prostituição”, de um relacionamento “fétido”, baseado nas “vantagens” unilaterais, na promiscuidade de uma falsa cidadania, na hipocrisia típica de “sub-humanos”, herdados de um “genética podre”, de uma consciência menor!…
ENOJOU-SE?… Indignou-se?…
…Isso é pouco, perturbe-se mais, enjoe mais, vomite, cuspa e dê diarreia, expurgue em você a escoria de suas heranças sociais, os vícios enterro-os, sufoco-os, e GRITE: uiiiiii!… Este é o seu grito de guerra soldado? uiiiii…. Soldados, levantem acampamento, todos com seus potes de vaselina, se “aconcheguem” na posição de guerra, fechem os olhos, mordam o travesseiro e se rendam aos inimigos, levante o mastro – a Bandeira Branca!…
E TU AGUENTARÁ… Soldado?…
… Contemplando em berço esplendido os próximos 48 meses?… Se sim, mantenha em alta a sua munição: o voto e a “vaselina”!… Sentido soldado: La revedere!…
O blog não consegui manter contato com nenhum combatente, seja aquele que estava segurando o mastro ou portando o pote de vaselina. No entanto, espaço fica aberto para interessados através do e-mail da redação: [email protected]