Blog do Alécio Brandão

TRÂNSITO LEGAL: números indicam queda de acidentes, criminalidade e óbitos após operação.

Policiais Militares fazem abordagem em Blitz na cidade.
Policiais Militares fazem abordagem em Blitz na cidade.

Conforme informações os índices de acidentes, criminalidade e óbitos foram reduzidos sensivelmente após a Operação Trânsito Legal, que teve início no dia 08 de novembro,  realizado em Macaúbas pela Polícia Militar.  Veja alguns números fornecidos pela Coordenadora de Enfermagem do Hospital de Macaúbas, a enfermeira Patrícia Kelly Soares Figueiredo.

Durante todo o mês de outubro foi dado entrada na emergência do Hospital de Macaúbas 28 vítimas de acidentes de trânsito  (moto de carro), já no mês de novembro até o dia 19, registrou-se 14 casos. Cinco óbitos relacionados a trânsito foram registrados de 1º de outubro até 08 de novembro, ou seja, após a Operação Trânsito Legal, não houve registro de óbitos no trânsito de Macaúbas.

Sabe-se que o maior volume destes acidentes acontecem principalmente com motos e geralmente nos finais de semana. Nos dois últimos fim de semana não foi registrado nenhum óbito relacionado ao trânsito, segundo informações a média história é de dois por semana.

Emergência do Hospital tem recebido menos pacientes do trânsito.
Emergência do Hospital tem recebido menos pacientes do trânsito.

O Serviço Móvel de Emergência – SAMU-192, também registrou queda em suas operações de resgates às vitimas envolvidas em trânsito, tanto na cidade quanto na zona rural.

Macaúbas ainda lidera o quadro na região em acidentes e óbitos relacionados ao trânsito, principalmente envolvendo motos. Os dados da Policia Militar em relação as ocorrências relacionadas ao trânsito que a Companhia tem acesso, teve uma queda de 50%. Sendo 11 registros em setembro, 12 em outubro e apenas 04 em novembro (até dia 19). Conforme informações do Major Irlando Oliveira, Comandante da 4ª Companhia da PM.

Com isso, os leitos e emergência do Hospital e serviços do SAMU ficam mais livres para atender casos outros relacionados as doenças naturais e não por acidentes causados no trânsito relacionados na maioria das vezes ao consumo de álcool e outras drogas.  Ações como estas reduzem  os custos com a saúde pública, podendo o município investir mais em ações de prevenção e na saúde básica, entre outros benefícios sociais.

 


error: Conteúdo Protegido !!