O vanádio é um metal de transição mole, de cor cinzenta e brilhante.
É descoberta na zona rural de Macaúbas, região serrana, a oeste do município jazida do minério Vanádio com alto teor, conforme certificado de análise apresenta 595 ppm, um número bem superior ao encontrado no resto do País. O mineral é raro e bastante utilizado na produção de aços inoxidáveis para instrumentos cirúrgicos, ferramentas, em aços resistentes a corrosão e, misturado com alumínio em ligas de titânio, é empregado também em motores de reação, eixos de rodas, engrenagens e outros. Outro emprego do mineral é em componentes de reatores nucleares.
O brilho do cinza…
As tão procuradas “terras raras” está mais próximo do que imaginamos, raro e bastante cobiçado , as jazidas de Vanádio foi encontrada pelo pesquisador e minerador Antonio França, mais conhecido por Toninho Macaúbas.
Toninho Macaúbas, mostra a área onde está localizada a jazida do Vanádio nas serras de Macaúbas, sudoeste da Bahia.
Além da incidência do Vanádio outros minérios foram também identificados, mas o Vanádio foi encontrado em quantidade e teor superior. Dando ao município lugar de destaque em reservas minerais no Brasil e no mundo, pois são poucas jazidas conhecidas no Brasil, destaca Toninho Macaúbas.
Com cerca de 595 ppm o Vanádio encontrado em Macaúbas supera a incidência encontrada no País.