No início da tarde desta sexta feira (12), técnicos do INEB (Instituto de Medicina Nefrológica da Bahia), com sede na cidade de Brumado, representado pelo seu sócio proprietário, o empresário Roberto Novais, acompanhado do médico nefrologista Dr. Paulo Roberto e do engenheiro civil da empresa Sr. Alexandre Prado, foram recebidos pela equipe da Prefeitura de Macaúbas e Câmara de Vereadores, representados: pela Assessoria da Secretaria da Saúde Telma Souza, pelo vice-prefeito Vá de Lindolfo, pelo Engenheiro Sr. Arilton Rego, pela Câmara de Vereadores estavam presentes o Presidente da Casa, Anderson Gumes, Ricardo Costa, Marciel Costa Souza, Maxuel, Valmir do Enxu e Carlinhos de Antero.
A visita ao local onde se propõe a construção do Centro de Hemodiálise de Macaúbas, foi numa área de quase 2 mil metros quadrados, localizada no Bairro Bela Vista (próximo ao Bairro Pindoba), onde já tem parte da infraestrutura necessária, como rede de alta tenção, rua de acesso pavimentada e próximo a rede de esgoto. Caso se consolide a escolha desta área, o bairro será beneficiado com a pavimentação de diversas ruas e outras melhorias.
Após a vista na área pela equipe técnica, foram recebidos na Prefeitura, no gabinete do Prefeito Amélio Costa Jr. onde foram tratados assuntos burocráticos e mais específicos quanto ao projeto. O projeto é uma antiga reivindicação da população de Macaúbas e teve especial participação do vereador Marciel, Câmara de Vereadores e do Prefeito Amelinho.
Em conversa com o médico Dr. Paulo Roberto, informa que o Centro de Hemodiálise terá cerca de 35 maquinas, podendo atender todos os municípios da região, que inicialmente seriam 15, podendo chegar a 20, ou seja, poderá ser beneficiada uma população superior a 200 mil habitantes, minimizando os custos para os municípios da região, tendo alguns pacientes que viajar mais de 200km, bem como melhorando a qualidade de vida e chances de cura.
Mais benefícios:
Com a implantação do Centro de Hemodiálise em Macaúbas, a cidade se consolidará como centro regional tanto da área da saúde, com a expectativa da abertura da UPA, melhorias no Hospital, além disso, quem também ganha é o comercio, envolvendo ai o setor hoteleiro e turismo, com o aumento no fluxo de consumidores de outras praças, provocando assim a necessária e indispensável geração de emprego e renda: e a saúde agradece!