Blog do Alécio Brandão

Sessão movimentada nesta terça feira na Câmara de Macaúbas.

Mesa apresenta projeto para aumentar segurança em bancos.
Mesa apresenta projeto para aumentar segurança em bancos.

Foi dada entrada na Câmara Municipal de Macaúbas, na reunião ordinária desta terça feira, 06, o Projeto de Lei do Orçamento Público Municipal de 2016, encaminhado pelo Executivo. Este Projeto, deverá passar pelas Comissões da Casa, podendo receber emendas modificativas e em seguida deverá ir a Plenário para apreciação. Foi também aprovado por unanimidade dos vereadores Projeto de Lei da Mesa Diretora que obriga aos bancos da cidade a ter porta segurança detectora de metais no modelo giratória – a intenção, segundo o vereador Marciel Costa Souza, presidente da Câmara, é dar mais segurança aos clientes e funcionários, inibindo desta forma ações de vândalos e furtos, além de dificultar e/ou retardar ações maiores. Outros projetos aprovados pela Casa foi o parcelamento de dívidas de usuários junto a autarquia SAAE e da subvenção à Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição, entidade esta que presta relevantes serviços à toda comunidade, tirando jovens e crianças das ruas.

Major fala de sua preocupação com a Poluição Sonara.
Major fala de sua preocupação com a Poluição Sonara.

Esteve presente também nesta sessão o Comandante da 4ª CIPM de Macaúbas, o Major Wesley Siqueira, a convite da Mesa Diretora, a pedido do vereador Té Oliveira. Em sua fala, o Major Siqueira, disse sobre as ações da Polícia Militar em Macaúbas, das legislações que normatizam o uso de carro de som, dos parâmetros legais de abordagens em eventos que fazem uso e/ou abuso de som demasiado. O Major também fala das ações da PM no combate e prevenção ao tráfico e uso de drogas ilícitas, cita as novas legislações de descriminalização do uso da Maconha, vista antigamente como uma vilã, mas que hoje não se compara aos danos causados pelas drogas sintéticas que estão sendo espalhadas pelo tráfico.

Dr. Wilton diz que irá ampliar a IRM Social.
Dr. Wilton diz que irá ampliar a IRM Social.

Em seguida fez uso da Tribuna Livre o médico Dr. Wilton Adriany que esclareceu a sua situação funcional junto ao município de Macaúbas, onde o mesmo foi obrigado a deixar de atender a comunidade de Contendas por situações adversas, onde prestava serviços há quase 5 anos, tendo ali, formado laços de amizades, mas disse que as portas da Clinica IRM, sempre estarão abertas a toda população, tanto de Contendas/Região quanto, de Macaúbas, cidade onde foi acolhido e escolheu para morar e educar suas filhas. Lembrando que recentemente recebeu da comunidade local, através da Câmara de Vereadores o Título de Cidadão Macaubense. Informou também ter sido aprovado num concurso público  federal da Anac, onde irá fornecer laudos médicos par aviadores e ainda se desdobra para dar aulas numa Faculdade de Medicina em Salvador, mas que irá permanecer em Macaúbas e que irá fortalecer os programas da IRM Social, onde colocará á disposição de toda sociedade a IRM Móvel. Finaliza agradecendo o apoio de todos os vereadores e da comunidade.

Em seguida foi aberto expediente com a fala de alguns vereadores, entre eles o vereador Té Oliveira, que agradeceu a presença do Major Siqueira e Dr. Wilton, Té  Oliveira, faz algumas cobranças ao Major, principalmente na área de trânsito. Já o vereador Roberto de Zé de Enedina, elogia as ações da PM em sua comunidade; Anderson Gumes, fala sobre a Audiência Pública realizada nesta segunda feira, da criação do Conselho de Segurança Pública e pede ao Comando da PM, atenção especial ao combate ao uso e tráfico de drogas, outros vereadores também fazem uso da palavra cumprimentando os oradores e fazendo reivindicações de melhorias.

Vereador Iê do PV, se declara independente, apesar da amizades.
Vereador Iê do PV, se declara independente, apesar das amizades.

Já o vereador José dos Anjos, Iê do PV, disse ter sido mal interpretado em suas falas onde defende mais médicos par a região de Contendas, tendo a mesmo população superior a 6 mil habitantes, tendo desta forma, necessidade de no mínimo 5 médicos e que é lastimável a perda de um médico do gabarito de Dr. Wilton. E finaliza dizendo que é um vereador independente, apesar de seus laços de amizade com os grupos políticos de Macaúbas.

Em seguida a sessão é encerrada pelo Presidente da Casa, o vereador Marciel Costa Souza, agradece a presença dos oradores convidados e do público em geral.


error: Conteúdo Protegido !!