A quarta sessão do ano da Câmara de Vereadores de Macaúbas, realizada na manhã desta terça feira, 08 de março – Dia Internacional da Mulher, reunião esta que foi presidida pelo vereador Marciel Costa Souza, estando presentes um bom número de cidadãos e em especial, uma comissão de mulheres que foram para acompanhar a apreciação de um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Anderson Gumes, que trata da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Inicialmente o presidente da Casa, mudou o rito da sessão dando oportunidade para que os oradores inscritos fizessem uso da Tribuna Livre a qual, foi aberta pela representante do PT local, Sra. Margarida, que falou da luta da mulher, das suas conquistas e ainda da falta de representação, tendo o eleitorado feminino, expressivo número de cidadãs/eleitoras e não têm nenhuma mulher no Legislativo Municipal. Após sua fala, gerou-se polêmica com a Mesa Diretora, sobre o tempo concedido para cada orador, que segundo regimento é de apenas 05 minutos, após ânimos controlados, o Presidente da Casa, autorizou a fala de todas as mulheres inscritas, sendo assim, a enfermeira Claudia, fala dos direitos e conquistas femininas… Em seguida, a psicóloga Natália Dias, fala sobre a precariedade do Serviço Público de Segurança quando o assunto é violência contra a mulher, diz que há somente 05 registros na Delegacia Local de relatos de violência doméstica contra a mulher, pede apoio do Legislativo na aprovação do Conselho da Mulher e estruturas mínimas de segurança entre outras reivindicações.
Em seguida a palavra é concedida ao ativista Joe Kallif, que cobra providências nas questões do Saneamento Básico, transferindo parte da responsabilidade à Câmara Municipal e por fim para toda sociedade adormecida. Também fez uso da palavra o Presidente da APLB, Pedro Leite, que fez denuncias quanto a atraso da merenda escolar entre outras.
Em seguida foi posto o Projeto de Lei 039/2016 – que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, sendo aprovado por unanimidade dos vereadores presentes – agora, o Projeto seguirá para a sanção do Executivo Municipal. (clique aqui e veja o projeto)
O vereador Ricardo Longa cobra ambulância no Estádio Municipal nos dias de jogos, presta também sua homenagem às mulheres. Já o vereador Marcos Pinto, quando foi levantada a questão de aumento de tarifas por parte do SAAE, autarquia esta que tem nova direção, sendo nomeado por Decreto do ultimo dia 1º de Março o Sr. Delcione Oliveira Figueiredo, disse o vereador que foi um erro da Câmara aprovar certas leis que deram “liberdade” em excesso a autarquia. O vereador Anderson se diz indignado com as abusivas tarifas do SAAE, sugerindo o edil que só poderia ser para bancar os altos salários da diretoria, visto que eles têm uma gratificação que corresponde 70% do salário de secretário, ou seja R$ 2.800,00.
Por fim, flores!.. Em nome da Câmara foram distribuídas rosas para todas as mulheres presentes!… A coisa quando não acaba em pizza… Rosas!…