Na noite desta segunda, 13, com cara de sexta-feira 13, marcou a sessão especial da Câmara de Macaúbas, a solenidade foi aberta pelo presidente da Casa Marciel Souza Costa, que teve de se ausentar, assumindo a “batuta”, o vice-presidente Marcos Pinto, que compôs a mesa para abertura dos trabalhos. O tema central da Sessão foi (também) a realização do Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social de Macaúbas, que deverá ser realizado no dia 28 de Maio, provocado e organizado pela Associal Comercial, Câmara de Vereadores, Prefeitura e demais segmentos da comunidade. Este encontro na Câmara foi para acolhida de sugestões e alternativas que alavanquem o Desenvolvimento de Macaúbas. O professor José Carlos do Institudo Marketing e Negócios, foi o mediador do encontro.
Após o Prof. José Carlos apresentar 16 telas de sugestões para uma boa gestão pública, tendo ai um dos principais canais para o desenvolvimento econômico e social de Macaúbas, já que atualmente é o maior fomentador do município, responsável pelas infraestruturas, saúde, educação, turismo, setores que atraem usuários e consumidores da região, efetivando a cidade como Polo da Região, posição esta que a cada dia que passa parece está perdendo para municípios menores.
Para resumir as 16 telas apresentadas pelo orador, fica claro que o ponto chave é GESTÃO racional, ou seja inteligente, gerir o município como uma empresa e não como uma “casa de caridade” ou pior como se fosse “negócio próprio e mal cuidado”… Sugerindo mais atitude por parte dos gestores, incluindo ai o Chefe do Executivo, Secretariado, Assessores e colaboradores… E para informação do leitor, entre os nove secretários, estavam presentes apenas 3, o da Saúde, Sr. Abílio Marcone; da Assistência Social, Jumária Oliveira e da Agricultura Sr. João Vaz, um “sussurro” no fundo do salão anunciava um representante da Secretaria da Educação…. Bem como se fez representado o Prefeito Zezinho, através do Assessor de Gabinete, Sr. João Luiz… Presentes também um bom número de comerciantes, estudantes, agricultores, presidentes de Conselhos, associações e cidadãos de Macaúbas, interessados em fazer o “moinho rodar”!… Nem que seja seu próprio “moinho”!…
A palavra foi franca para inicialmente dar “sugestões”, mas a fuga do tema e dos propósitos do evento serviu para “aquecer o caldeirão” e os ânimos! Para quem cobrava e esperava elogios aos atos públicos, como se o Poder Público deveria recebê-los por cumprir “parte” do seu papel, se decepcionou, enxurrada de críticas, denuncias saíram “pelo ladrão”!… E por falar em ladrão, há quem diga que “roubaram a auto estima do macaubense”…
Entre “tapas e beijos”, há quem esteja de “biquinho” até agora… É até bom está ausente! Entre as tantas sugestões, uma chamou a atenção, que caso tudo isso não funcione, um das alternativas, seria levar o prefeito à Igreja Universal para um sessão de descarrego!… E segundo Dr. Wilton, só a fé cura!… Só a fé trás desenvolvimento espiritual… Outros sugeriram fabrica de sabão, certamente para um limpeza também do corpo… Outro opinou pelo reaproveitamento do Mármore Azul, sugerindo que uma das saídas era “alisar pedra”!… Há quem diga que plantar pepino, mandioca, é a solução, já que isso tudo vem de “fora para dentro”, aos caminhões!… (Cruzes diria Teu Pereira)… Uma senhora disse que “aproveitar o lixo”, através de reciclagem seria uma boa opção!… A que ponto chegamos, “aproveitar lixo”!… O que na verdade são “resíduos sólidos”!… Se fossem resíduos “moles” seria mais fácil!… Sabemos que a “dificulidade” é grande, mas tudo vai dar certo!… O otimismo também foi abordado! E o “correr atrás” foi abolido, Rebonato falou que temos que correr na frente!…
Tudo foi lavrado em ata e gravado em áudio e vídeo!… E por fim, para finalizar, encontro ficou agendando com o Prefeito Zezinho em seu gabinete às 10h desta terça feira 14, onde será apresentado um leque de sugestões, idéias, propostas, recomendações, projetos, ações… E se nada disso funcionar, o caso vai parar certamente num Terreiro de Candomblé!…