Um feito histórico tanto nas gestões do Legislativo Municipal macaubense, como em toda Bahia que se tem informações oficiais, é uma câmara municipal ou outro órgão da administração pública, ter suas contas, as quais sob a responsabilidade do mesmo gestor/legislador, serem aprovadas na íntegra sem ressalvas pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia). (VEJA AQUI) Isso ocorreu em Macaúbas durante os quatro anos que esteve presidente da Câmara de Macaúbas, o ex-vereador Anderson Gumes, nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. Os dados são do Tribunal de Contas do Município, a de 2018, teve uma ressalva mas não gerou multa.
Segundo Anderson Gumes, isso se deve também a dedicação e fiscalização dos seus colegas da Mesa Diretora, bem como dos demais vereadores e certamente dos profissionais envolvidos na gestão das contas como funcionários da casa em especial ai a tesouraria, controle interno, contabilidade e demais servidores e empresas de assessoria.
Anderson Gumes que vem de uma tradicional família de políticos, neto do ex-prefeito Amélio Costa e também filho do prof. Haroldo Gumes que também esteve prefeito de Macaúbas, e este diretor do antigo CEAS. Se diz orgulhoso pelos anos prestados ao serviço público e agradeceu a todos envolvidos neste processo de reconhecimento pelo maior órgão fiscalizador do Estado baiano.