Em visita a redação do blog Macaúbas On Off, nesta tarde de 29 de outubro, às 17:45 – o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Macaúbas, Sr. José Ilton Lima (Lando), solicitou publicação de esclarecimentos e informações a respeito das ações tomadas pela Secretaria de Meio Ambiente em relação ao incêndio florestal que ocorre nas serras de Macaúbas, veja abaixo texto na integra:
“Comunicado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”
“No dia 25/10/12(quinta-feira) a partir das 10h, no Janbreiro ( região de Catolés ), teve início a uma queimada descontrolada, proveniente de queima de coivara na propriedade de um agricultor familiar. Assim que teve conhecimento do fato a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deslocou-se até o local e identificou o infrator que foi convocado para comparecer à Secretaria de Meio ambiente para que se tomasse as medidas administrativas compatíveis com a legislação pertinente.
A Secretaria de Meio Ambiente realizou no dia 26/10(sexta-feira) um mutirão de combate ao incêndio, com ajuda do Sargento Uirlei Borges, o qual forneceu ao órgão ambiental 04 mochilas costais e dois abafadores, instrumentos usados no combate a queimadas.
No sábado houve visitas dos funcionários da secretaria de Meio Ambiente à região da Lagoa do Maurício e percebeu que o fogo se alastrava em várias direções. Nesse mesmo dia, houve planejamento das ações. O Secretário de Meio Ambiente, José Ilton Lima (Lando), foi à Rádio Tropicália FM 104,9 e fez apelos aos cidadãos, aos grupos ecológicos Gema, Coração Verde , Partido Verde, vereadores eleitos e não eleitos, para que todos cumprissem o disposto no Artigo 225 da Constituição Federal que afirma que é dever o Poder Público e da Coletividade a defesa do meio ambiente, conclamando a todos que se reunissem na Praça do CETEP, para combater o fogo na Serra Geral, próximo ao Jambeiro.
O apelo teve grande efeito, visto que no dia de domingo, um grupo composto de pessoal do Poder Público local e da sociedade civil consegui livrar a nascente do Jambeiro. Neste mesmo dia, outro grupo da sociedade civil da região do Catolés defendia com ímpeto as nascentes do Catolés, enquanto isso, voluntários da comunidade da Lagoa do Maurício combatia vários focos de fogo que se alastrava pelo cerrado.
No domingo às 18h30, o secretário de meio ambiente foi à Rádio Tropicália FM 104,9, apresento um resumo das ações de combate ao fogo realizadas pelo Poder Público e por voluntários e fez outro apelo à sociedade civil.
Na segunda-feira, dois grupos compostos de funcionários da prefeitura e voluntários iniciaram o trabalho de combate ao fogo a partir das 04h. Um se concentrou na defesa da nascente do Coité, a qual fornece água para sede e o outro realizou o combate para defender as nascentes do Catolés. Enquanto isso, o Secretario de Meio Ambiente esperava o resultado do pedido de ajuda de combate à queimada feito ao Corpo de Bombeiro de SEABRA no dia 27/10/12, obtendo informação por intermédio do sargento Welber de que estará vindo, a partir do 30/10/12, um grupo especializado de combate a grande queimadas.
Essas informações foram fornecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, prestando informações à sociedade que está sendo feito para combater a queimada descontrolada na região do município de Macaúbas.
José Ilton Lima
Secretário M. de Meio Ambiente”