Blog do Alécio Brandão

Seca em Macaúbas deve se prolongar e mortandade de animais já são registradas. Efeito “El Nino” deve persistir.

Previsões da maior autoridade em climatologia do Planeta, com sede nos Estados Unidos a “NOAA” – Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (em inglês: National Oceanic and Atmospheric Administration ) – emite alerta sobre o fenômeno climático que impacta todo Globo, o “El Nino” – podendo se intensificar durante os meses de dezembro e janeiro. Agravando mais ainda a situação que já é caótica. Isso impacta na redução de chuvas normais para este período bem como “ondas de calor”. 

Animais morrem de fome em Macaúbas (imagem ilustrativa google)

Em Macaúbas os sinais deste fenômeno já têm feito vitimas, informações de bastidores dão conta que animais já começam morrer de fome por falta de pastagem nos campos de criação. Fontes ligadas a Secretaria de Meio Ambiente, dizem que alertas/notificações são emitidas para criadores “relapsos” – visto que, em alguns casos não “há um controle” de animais em pasto. Muitas das vezes o potencial/capacidade de criação de um produtor é menor do que a quantidade de animais que ele mantem em campo, colocando em risco assim, a vida dos animais. O que se traduz em mal tratos, o que é crime! 

Todo ano tem seca. 

A redução de pastagem não é proporcional à redução de “cabeças” de animais para alimentar. O mês de novembro já está quase no fim, e boa parte do município não tem recebido chuvas suficientes para renovar as pastagens e pouco menos para a reserva de água em tanques e açudes. No entanto, o que todos sabem é que TODO ANO TEM SECA e não há uma programação lógica e coerente por parte de muitos pecuaristas, muitos não se programam para a “época das vacas magras” – e o é mais agravante, como dito, e merece “bis” – é o pecuarista saber o número máximo de animais que a oferta de alimento que sua propriedade disponibiliza ou seja, há muitos animais e pouca comida! E num ano fraco de chuva, como é este que estamos vivenciando a situação fica catastrófica: a morte é o resultado. 

 

 


error: Conteúdo Protegido !!