Município retoma as cirurgias eletivas, estas que são programadas que não são consideradas de urgência e que o médico agenda o dia e o horário para sua realização conforme mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais propícia.
Através de um programa da Secretaria Municipal de Saúde, intitulado de “Momento Cuidar”, tem-se desenvolvido diversas ações tanto na área de saúde como de assistência social. Iniciando pelo distrito de Canatiba, onde um médico cirurgião irá avaliar pacientes que tenham necessidade deste tipo de procedimento. O mutirão está previsto para a próxima quinta feira, 13. É certo que outras localidades do município deverão ser contempladas com esta iniciativa.
Macaúbas como boa parte do pais, dete problemas com este tipo de procedimento, isso devido as prioridades que foram dadas ao tratamento de Covid-19, onde os leitos de internação eram reservados para o tratamento da pandemia. Com o seu controle, as autoridades em saúde, agora têm o desafio de normalizar os atendimento antes não visto como prioridade. Não se sabe hoje, qual é o déficit de cirurgias eletivas que o município tem, e nem a capacidade de atendimento do Hospital de Macaúbas.