Blog do Alécio Brandão

São João X Saneamento Básico: o que mais nos motiva? festa x saúde… O que eu faço pelo SJ e não faço pelo SB?

No início desta semana (11/06), o Movimento Todos pelo Saneamento Básico de Macaúbas, afixou uma faixa com os dizeres: “QUEM AMA MACAÚBAS NÃO ACEITA CONVIVER COM O ESGOTO A CÉU ABERTO”, na lateral da Igreja Católica (Na Praça da Matriz, na Praça do Forró)… E nos convida para refletir, você consegue fazer isso: PENSAR? Sem ter a necessidade de parar para pensar. Mas, não pense sem parar. Melhor: pare e pense! 

Então vamos pensar juntos, vamos nos questionar… Antes disso, vamos definir o que entendemos por prioridade, contudo, recorreremos ao significado desta palavra: prioritariamente antes de nos condenar.

Faixa afixada ao lado da Igreja na Praça do Forró (Imagem MTSBM)

prioridade

substantivo feminino

  1. 1. condição do que é o primeiro em tempo, ordem, dignidade.
  2. 2. possibilidade legal de passar à frente dos outros; preferência, primazia.

Exemplo: “idosos, deficientes físicos e gestantes têm prioridade no atendimento”.

Então, agora temos um “Norte”, questiona-se: em que você daria mais prioridade? festa ou saúde? Em quais iniciativas ou movimentos você mais se engaja? Em atividades festivas ou em atividades pró saúde? Se tem uma reunião para tratar de saneamento básico você dar prioridade nesta ou vai numa reunião que trata da organização dos festejos juninos? Você acordaria as 4h00 da manhã para uma reunião para tratar de assuntos sobre saúde em sua cidade ou daria prioridade a levantar as 4h00 da manhã para uma alvorada festiva? Sem saúde você consegue ir num “forrozim” na Praça da Matriz? Sem saúde você consegue beber, comer, “varar” a noite e madrugada a dentro até raiar do Sol? …
Suas respostas irão definir o “seu dicionário pessoal” – da sua “ideia” do que seja prioridade para você e para a comunidade a qual você vive/convive!
Há “apenas” 30 anos que foram iniciadas as obras do saneamento básico em Macaúbas e até o presente momento a situação só complica. Contudo, com esta situação somos tolerante. Imagine você se Macaúbas ficar 30 anos sem fazer a sua festa de São João? Bem, ai é decretar a 6ª Guerra Mundial… (Eu sabia que você nem tomou conhecimento nem da 4ª e nem da 5ª guerra, pois certamente deu prioridade a alguma festinha por ai e, talvez você esteja até morto e não te avisaram ainda) 
Prioridade, bom senso, pensar com lógica, verdade, realidade, otimismo, pessimismo… Isso muda de pessoa para pessoa, porque as pessoas são diferentes, tem opiniões e conceitos distintos. Contudo, há um “meio terno” em tudo. Mas, o que somos na verdade, é menos empático; pois, quem mais sofre diretamente com a falta do saneamento básico são as populações de periferia – pois, você não ver e nem sente a “fedentina” do esgoto que escorre pelas laterais da cidade – pois, “eu moro no centro” – eu não vejo correr pela Praça do Forró, o esgoto a céu aberto que corre nos vales e ruelas da cidade… Mas, eu moro na periferia, eu também tenho minhas prioridades e SB não é uma delas, prefiro o SJ… Pronto tá explicado: “vamos roer a raiz e ser feliz”… La Revedere!

error: Conteúdo Protegido !!