Blog do Alécio Brandão

Saneamento e Saúde foram temas centrais da reunião dos vereadores desta quinta.

Sessão é transmitida ao vivo pela FM Tropicália
Sessão é transmitida ao vivo pela FM Tropicália

A segunda sessão ordinária do semestre, realizada na noite desta quinta feira (19),  sob a presidência do vereador Anderson Gumes, o qual informou que a mesma estava sendo transmitida ao vivo pela FM Tropicália, agradeceu a cooperação do radialista Tony Gil, bem como cumprimentou os ouvintes que acompanhavam a sessão em seus lares.

A sessão  contou com uma expressiva participação popular, o tema sobre saneamento básico e saúde dominou grande parte dos discursos dos vereadores. Inspirados pelo Movimento Todos Por Macaúbas, o qual foi debatido e lembrado maciçamente por todos os oradores, os quais prestaram apoio incondicional a finalização do sistema,  que foi dado início há alguns anos. Segundo informações do vereador Ricardo Costa, o atual prefeito Amélio Costa Jr. esteve em Salvador na Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, onde obteve a informação que é necessário a atualização da Planilha de Custos para a retomada da obra, a qual já está sendo providenciada, alega também o vereador, que este é o primeiro passo, o qual poderia ter sido feito no governo anterior; disse também que as disputas políticas já ficaram no passado, pediu a união de todos pelo bem de Macaúbas e para que sejam deixadas para trás as diferenças políticas e partidárias.

Quase todos os vereadores fizeram uso da tribuna, Valmir do Enxu deu enfase a valorização dos profissionais da saúde, professores e policiais, a exemplo dos médicos cubanos, o qual solicitou ao prefeito através de indicação de Projeto de Lei ao Executivo, solicitação de maior ajuda de custos para estes profissionais. Já o vereador Vandinei e a vereadora Márcia, pediram maior atenção quanto ao abastecimento de água de comunidades do baixio e solicitaram presença do Diretor do SAAE na Câmara de Vereadores; Vandinei também cobrou curso de capacitação dos servidores quanto ao atendimento ao público. Também se posicionou o vereador Tio Pata, o qual solicitou a implantação do Sistema de Carga e Descarga bem como implantação de placas que proíbam carros grandes estacionarem na Rua Ruy Barbosa – em resposta a sua solicitação, o Presidente Anderson Gumes disse que o Prefeito Amelinho e sua equipe de Governo já estão na rua estudando pontos para implantar este sistema. O vereador Marcelo Nogueira, pediu que fosse mudado o horário de trabalho dos garis bem como uso dos EPI (Equipamento de Uso Individual), diante o forte Sol – em resposta a esta solicitação, o vereador Ricardo Costa disse que o novo governo tem conhecimento deste problema, mas que isso é temporário e que medidas já estão sendo tomadas através de processo licitatório, o qual tem seus trâmites legais e que em breve a cidade terá um novo sistema de coleta de lixo e como horário definidos e mais adequados, e ressalva dizendo  que o novo governo não pode resolver em três semanas problemas crônicos, os quias muitos já poderiam ter sidos solucionados no governo que se findou no último dia 31.

Fez uso da Tribuna Livre o agricultor Pompílio e solicitou do novo governo atenção especial ao homem do campo, a agricultura e a saúde do município, citou casos por ele reconhecidos como “negligência” no atendimento médico hospitalar de Macaúbas; citando casos de familiares seus, os quais foram obrigados a recorrer a serviços médicos de cidades vizinhas; o orador, no fim de seu discurso consegui dos presentes aplausos e apoio quando disse que “médico tem que ganhar bem, mas também trabalhar bem”!… Pedindo mais cordialidade e melhor atendimento desde a recepção até a saída das unidades de saúde.

Antes de encerrar a sessão, o presidente da Casa disse que a Mesa Diretora irá implantar junto com todos os vereadores um Sistema de Visitas tanto da sede quanto na zona rural, onde através de visitas irão fazer um Diagnóstico do Município, através de entrevistas em formulário próprio, o qual será encaminhado as secretarias responsáveis; disse também que pretende sugerir nas unidades de saúde a afixação de placas informativas sobre os dias e horários dos atendimentos médicos (plantonistas) para melhor acompanhamento da população, bem como já sugeriu ao governo passado a implantação de Sistema de Som no Hospital para “chamar o médico” e outros serviços, evitando assim  demora no atendimento e “conflitos” internos, mas não foram atendidas.

Em seguída a sessão foi encerrada com o comunicado do Presidente do recebimento de diversas mensagem via aplicativo de celular, de diversos ouvintes que acompanhavam a transmissão da sessão ao vivo em suas casas, pela FM Tropicália.  E segundo Anderson, quer ampliar isso através de outros canais de comunicação, como implantação de ouvidoria, redes sociais na internet e sessões itinerantes no interior do município. Por fim, colocou o Legislativo à disposição,e conversa e entendimento com o Movimento Todos Por Macaúbas, numa sinalização que deseja melhorar e estreitar  o relacionamento do Legislativo com a sociedade e suas instituições.


error: Conteúdo Protegido !!