Blog do Alécio Brandão

Saneamento Básico, o ónus e bônus! Taxa de esgoto poderá representar até 80% do valor da sua conta de água.

Nesta semana, fazendo parte do Plano Municipal de Saneamento Básico, deu-se continuidade as Oficinas Setoriais de Diagnóstico e Prognóstico ou seja, reuniões nas comunidades para se identificar as necessidades e as possíveis soluções de problemas relativos ao saneamento básico. Nesta quarta feira, 04 – deverá ser realizada no Distrito de Açude, no dia  05 no distrito de Cristais e na sexta feira (06) na Câmara de Vereadores. É bom lembrar que o processo para implantação do Plano de Saneamento Básico ainda está em construção, quanto as obras ainda não tem data determinada para seu início. Vamos adiante: finalizando todo o processo, o qual é importante, visto que o saneamento básico é mais que canalizar esgoto, e é bom lembrar que Macaúbas vive a mais de duas décadas jogando merda a céu aberto – isso deixa de ser apenas uma questão de saúde pública, vai além!…

Canatiba, 02/08… Foto redes sociais

EDUCAÇÃO:

Este sempre será um item primordial em qualquer iniciativa humana, e em se tratando de “higiene” se torna mais ainda importante, visto que Saneamento é higiene, é saúde e quanto mais “educada” e “civilizada” for a população mais é a exigência quanto a LIMPEZA!… Visto que a ignorância é o “prato cheio” para a imundice! E a “limpeza” tem custos… Veja:

TAXA DE ESGOTO:

Com a implantação do sistema de esgoto, a população deverá assumir o ônus dos benefícios: a TAXA DE ESGOTO, esta que poderá representar até 80% do valor da conta de água, ou seja, com este aumento de quase 30% na tarifa de água, certamente impactará na tarifa de esgoto. Tomamos comi exemplo uma residência que paga uma conta de água de 50 reais, sobre este valor incidirá a taxa de esgoto, supomos 80%, o que elevará sua conta de água/esgoto para 90 reais! E toda vez que a tarifa de água subir irá também subir proporcionalmente a de  esgoto! Isso ainda deverá ser discutido e votada na Câmara de Vereadores, visto que o Regimento do SAAE, que tem  31 páginas, foi disponibilizado no site da autarquia apenas a metade, a parte que reza sobre a Taxa de Esgoto (página 29) não foi publicada, a qual deve ser atualizada pelo legislador. Segundo costa o texto atual trás a informação de 40 ou 50%, sendo este percentual considerado insuficiente, conforme informa um servidor do SAAE.

 


error: Conteúdo Protegido !!