
Há 20 anos, a população de Macaúbas, cidade do interior baiano, vive entre córregos de esgoto que cercam a cidade, córregos estes que antes eram riachos, boqueirões, quintais com hortaliceiras… Com o passar do tempo nos “acostumamos” em viver com a peste do esgoto a céu aberto, “merda” a todo estilo sendo jogada a céu aberto, a vista de todos e ao “olfato” de alguns… Incomodados, poucos, acomodados muitos!… E graças a luta e perseverança de “meia” dúzia de “incomodados proativos” inicia uma batalha de conscientização pela importância do que é básico: o esgoto sanitário.
Durante toda semana, uma intensa agenda de conscientização foi desenvolvida pelo Movimento do Esgotamento Sanitário de Macaúbas, liderado pelos ativistas Joe Kallif e Tarcísio Sant’Aana. Veja texto publicado em rede social sobre o assunto a campanha:

“Quando falamos em Esgotamento Sanitário, estamos falando em PROMOÇÃO DA SAÚDE, isso significa atuar diretamente em determinantes sociais que pode comprometer o bem-estar geral de uma comunidade.
Lembramos que promover a saúde é uma responsabilidade não apenas do setor saúde, mas dos diversos setores como educação, meio ambiente, segurança, desenvolvimento sustentável, atores sociais da comunidade como movimentos sociais, conselhos municipais, câmara dos vereadores e prefeitura.
Durante a semana, atores sociais como Joe Kallif e Tarcísio Sant’Ana estivem em alguns espaços, trazendo novamente a importância do tema sair do papel e se concretizar. Para isso, queremos reforçar a importância da participação social e organização comunitária se apropriarem do tema, apaixonar-se por essa causa e lutar. Sim, essa causa é nossa, Macaúbas!”
