“Bora fazer os dois”?
No discurso do presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Macaúbas, na manhã desta quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025, Juca Cajado, relata sua visita à capital baiana, onde esteve com agentes públicos da área do Saneamento Básico, o qual questionou sobre o andamento do Sistema de Saneamento Básico de Macaúbas e no meio da conversa ele foi informado que após a conclusão da obra, o município deverá se qualificar para fazer a gestão do sistema, sabendo que o SAAE de Macaúbas é uma autarquia autônoma, sem fins lucrativos e sendo esta a responsável pela gestão das água do município e que é possível (tudo indicando para este caminho) que o SAAE seja a gestora do sistema ou em caso “estranho” podendo ser a EMBASA ou uma empresa privada especializada, como é o caso de muitas cidades Brasil a dentro!
O SAAE fica com a gestão do Sistema de Saneamento Básico:
Bem, se isso não acontecer; daremos um “atestado de incapacidade técnica, administrativa e política”. Dito isso, ninguém quer ter este atestado. Após a conclusão da obra e até durante seu andamento, deverá ser construída uma “mesa redonda” entre município, SAAE e agentes do Estado, para definir isso. Assim, sendo, é provável que um consenso decida pelo SAAE. Feito isso, segundo o diretor Delcione Figueiredo, em resposta a questionamento do blog, disse que: “Até o momento não chegou nada pra o SAAE, caso seja o SAAE que irá administrar o esgotamento, deve haver ampliação do quadro.” O gestor do SAAE afirma que deverá fazer a ampliação do seu quadro funcional e isso, só pode ser feito através de concurso público. Então bora estudar!
Cobrança de tarifa de esgoto:
Segundo o diretor do SAAE não há uma previsão no seu Regimento Interno. Contudo a Associação Brasileira de Normas Técnicas recomenda que a tarifa de esgoto seja 80% do valor da tarifa de água, o que significa que se hoje você paga R$ 100,00 de água, após a implantação do sistema de saneamento, você poderá pagar R$ 180,00 (taxa de água e esgoto). Para definir isso, passará pela Câmara de Vereadores um projeto de lei do executivo com as previsões de tarifa, gestão, etc e até atualizar o Regimento Interno do SAAE, o qual deveria está a disposição do público em seu site oficial.
Concurso público da Prefeitura de Macaúbas.
É sabido que a Prefeitura de Macaúbas, em acordo com a Justiça, irá dar posse aos aprovados no concurso público realizado na gestão do ex-prefeito José João Pereira, o qual foi questionado sua lisura na justiça. Aprovados neste certame já estão se habilitando para tomar posse. Dito isso, é certo, segundo informações preliminares e de bastidores que a Prefeitura de Macaúbas fará um concurso público, visto que o Ministério Público já está de olho no alto índice de contratação direta e por empresa terceirizada. Então bora estudar!
![](https://blogdoaleciobrandao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/61742484-homem-louco-tolo-expressao-feliz-580x242.jpg)
“Bora estudar ou puxar saco de político”?
Desde sempre tudo passa pela política, iniciando pela partidária e se estende pela política de convivência, pela política econômica, política educacional, de saúde… E saber lidar com ela é ARTE! Visto que ela é definida como: “a arte e a ciência de governar”… Bem, assim sendo, deveríamos eleger artistas e cientistas para governar? Sim, mas muitas das vezes elegemos “palhaços” e “loucos” para nos governar – Pois, nos identificamos com eles! É o sentimento de “pertencimento” social – votamos naqueles nos quais nos identificamos. Pois, tiro de mim. Não sou artista nem cientista!
Lá revedere!