Conforme nota do Bahia Notícias, deste domingo, 22 – “o governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), inaugurou neste sábado (21) a Agroindústria de Beneficiamento de Frutas de Nova Esperança na comunidade de Barra da Purificação, do município do centro-sul baiano Manoel Vitorino. A equipagem custou um total de R$ 854 mil ao governo do Estado. “Esta é a terceira unidade fabril de beneficiamento de frutas que entregamos aqui, em Manoel Vitorino. Também queremos ajudar [os produtores] a organizar a comercialização do umbu. Não queremos que os atravessadores atrapalhem o lucro deles”, disse Rui Costa durante discurso. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) – pasta a qual a companhia está subordinada – Jerônimo Rodrigues, a iniciativa parte da política de interiorização das ações do governo.”
Acrescentando que só Macaúbas produz para o mercado externo, vendidos através de “atravessadores”, segundo estimativa de um agrônomo mais de 20toneladas de umbu. Só um pequeno produtor, o advogado Dr. Manoel Bastos, vendeu de uma só vez uma tonelada e meia do Umbu Girante. Imaginem uma Cooperativa em Macaúbas, incentivando a produção e beneficiamento local, tiraria certamente dezenas de centenas de pessoas da fila da Prefeitura.
A Vontade Política:
O equipamento de Beneficiamento de Frutas de Nova Esperança no Sul da Bahia, custou quase o mesmo valor da Mine Usina de Cachaça que está parada num galpão no Pajeu há anos. Macaúbas precisa de iniciativas inovadoras, corajosas e políticos responsáveis. Com a palavra o Secretário de Agricultura João Vaz, já passou da hora de sai do ar condicionado, desenvolver projetos sustentáveis e coloca-los em prática.
O Prefeito Zezinho agora tem um desafio, transformar Macaúbas na Capital do Umbu Girante do Brasil… Para isso, ele terá que contar com uma equipe que queira trabalhar, mas antes de tudo ele mostrar vontade política, braço forte e liderança.