Blog do Alécio Brandão

Reunião de cooperados dar início a “luta” pela instalação da Mini Usina de Cachaça e Álcool nos Tingues em Macaúbas.

Inicia o fim do impasse (Foto Anderson Gumes)
Inicia o fim do impasse (Foto Anderson Gumes)

Conforme nota publicada no site do vereador Anderson Gumes no endereço: www.andersongumes.com.br – abaixo reproduzida na íntegra, informa a realização de uma reunião entre cooperados, algumas autoridades e diretores de órgãos. Nesta nota, não é  informada a presença da Secretaria de Meio Ambiente, devido a rumores do projeto ter impactos ambientais, nem presença de outros vereadores. Fato é que falta por parte da organização da Cooperativa mais informações à população, bem como do Governo Municipal que tem responsabilidade direta no caso.

Conforme as “fragmentadas” informações a partir do site do vereador Anderson Gumes, diz que o local onde se pretende instalar a usina fica distante do riacho dos Tingues, e que aparentemente não há riscos de contaminar o seu leito. Segundo consta o lote de terras de  4 hetares foi doado pelo empresário Aloysio Rebonato. Veja nota:

Anderson Gumes, único vereador presente debatendo o assunto com a comunidade.
Anderson Gumes, único vereador presente debatendo o assunto com a comunidade.

“Em reunião realizada ontem na Comunidade de TINGUIS, com as presenças do Presidente do Conselho Sustentável do município de Macaúbas, senhor Adilson Oliveira, vereador Anderson Gumes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, presidente da Cooperativa de produtores de Cana e derivados, técnico da Secult, senhor Jakson Silva, Secretário municipal de agricultura João Vaz, presidentes de Associações, produtores e moradores, foi apresentado o terreno para implantação da usina, foi gerado ainda um manifesto com a assinatura de todos, solicitando do governo do estado recursos para a construção do galpão, etapa mais barata do projeto, salientamos ainda, que o tereno fica localizado as margens da estrada Macaúbas/canatiba, distante das nascentes, demonstrando desta forma, preocupação com a preservação ambiental. Foi colocado ainda a importância da diversificação da produção, como a fabricação de açúcar mascavo, álcool, rapadura e doces, oferecendo desta forma geração de emprego e renda.” (Fonte site: www.andersongumes.com.br)


error: Conteúdo Protegido !!