Blog do Alécio Brandão

REPERCUTIU – "Macaúbas: filho de prefeito é nomeado secretário de administração… É notícia na Bahia!



  por Aparecido Silva / Evilásio Júnior

Informa o Bahia Notícias, que “o prefeito da cidade de Macaúbas, no sudoeste baiano, José João Pereira (PSB), nomeou para o cargo de secretário de Administração do município o seu filho Orlando Kleber Rêgo Pereira, prática que se configura nepotismo. De acordo com a 13ª súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF), de agosto de 2008, e ainda não revisada pela Corte, proíbe a contratação de parentes de autoridades e de funcionários para cargos de confiança (cargo político), de comissão e de função gratificada no serviço público. Em conversa com o Bahia Notícias, o prefeito afirmou que a nomeação foi feita com o aval da Procuradoria Geral do Município. “O que o setor jurídico me informou é que apenas um secretário não tem problema”, disse. A interpretação da súmula do STF tem gerado discussões no meio jurídico e especialistas apontam que o entendimento de que a restrição não se aplica aos cargos políticos não está consolidado. “Eu entendo que não pode. O problema é que a súmula não tem sido aplicada ao extremo. Eu vejo pelo interior muito prefeito nomeando filhos e parentes. Se o Ministério Público ou alguém movesse uma ação popular, ia dar trabalho. Mas acontece que ninguém tem contestado”, ponderou o advogado eleitoralista, Jarbas Magalhães, em entrevista ao BN



“MACAÚBAS TERRA AMIGA”


Governo da Ação – 
Macaúbas Trabalhando com Você – 
Nossa Gente, Nosso Maior Patrimônio.

BAHIA TERRA DE TODOS NÓS!

“Slogans”: 

“Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo pessoa.  (Fonte: Wikipédia)

Há algumas décadas era: “Aviso Fúnebre“, comunicado feito pela Igreja Católica, no alto falante da Matriz,  dos falecimentos de pessoas da comunidade. Através de uma lista com 11 sugestões do Prof. Atico Mota, foi alterado para “Aviso do Repouso em Cristo“…. E este enunciado é usado até hoje. Bem como é de sua autoria a frase que saúda os macaubenses que retornam à cidade e aos visitantes, sejam eles “bons ou maus“! 

Macaúbas só tem amigos?

Analisando os dois últimos governos municipais, pois o de agora, ainda está em “fraudas” e já tem suas características inerentes, intrínsecas, ou não?! Mas, nem sempre os slogans que foram usados realmente dizem ou resumem as características de uma administração, ou sim? 

Procurando “irmãos”! 

Governo da Ação: Usado na gestão do ex-prefeito Sebastião Nunes… 
Todo governo “age” e nem sempre “reage”… Pode agir em função de interesses “intrínsecos” e “reagir” de formas “adversas” às ações do desejo comunitário/comum? Na época deste governo via-se falar pouco de “nepotismo”. Talvez por falta de “irmandades”? Más é possível a existência de “fantasmas”!?


Trabalho “solitário”! 
Macaúbas Trabalhando com Você: Na gestão do ex-prefeito Amélio Costa Júnior… E no fim “você” ficou sem salário, sem emprego e poucos ficaram trabalhando… “Você” ficou com o trabalho de concluir muitas obras inacabadas, paralisadas, lixo pra limpar e ainda herdar uma “situação caótica, precária em situação de emergência administrativa“…
E pior “você” outro, que ficou sem trabalho, pois não é sobrinho, filho, parente, “chegado” da “Nossa Gente” ou não tem “Patrimônio”? 

Orquestra sem “maestro?”! 

Nossa Gente, Nosso Maior Patrimônio: Sem um bom “patrimônio” nesta sociedade capitalista nada somos. Algumas vezes, muitos nos valorizam pelo que temos, pelo que damos ou emprestamos!… Que tipo de “gente” é esta nossa? Que tipo de patrimônio deve ser mais valorizado? O saber, o conhecer, o da cultura, o do conhecimento ou o da informação? Ou o patrimônio do ter, o do Real?
Nestes 11 dias do atual gestor, parece existir  uma “orquestra afinada” nos bastidores tentando “corroer” o seu maior patrimônio, e esta “orquestra” é de gente nossa, dele e ou, até mesmo daquele que teoricamente não está mais “trabalhando com você”. Na verdade, todo “tipo de gente” que quer mais que o “nosso maior patrimônio”: nossa alma

O nó existe? 
E se a Bahia é  Terra de Todos Nós, entraves e embaraços, contradições
 e a favor das ações e da re… Também! 

Em síntese: temos a Macaúbas da Ação, do Trabalho, do Patrimônio e a Macaúbas da Gente! E temos ainda a “Macaúbas Terra Amiga de Poucos Amigos“! As dos nós cegos! Todos cegos! Dos caolhos! Dos que usam óculos escuros e outros vendas!…
(Imagens: www.momentofunebre.blogspot.com)


error: Conteúdo Protegido !!