Blog do Alécio Brandão

“Quebrando o encanto”, população de Macaúbas vai às ruas pedir revogação de lei sobre aumento de salário de vereadores.

Deu na TV... (foto a partir do vídeo da TV Bahia)
Deu na TV… (foto a partir do vídeo da TV Bahia)

Tudo começou na “calada do Facebook”, um posta ali, outros compartilham, alguns curtem e acabou por um “iluminado (a)” criar uma abaixo assinado virtual que está com quase 2 mil assinaturas… O que motivou uma reunião na noite desta segunda feira (03), numa praça pública para discutir os rumos do movimento que saiu da tela do PC ou dos Smartfones, ganhando praças e ruas… E assim, Macaúbas na manhã desta terça feira (04), “quebrou o encanto”,  milhares de pessoas, em sua maioria jovens, e uma meia dúzia de comerciantes, “acamparam” em frente a Prefeitura e pediram que o prefeito José João Pereira revogasse a Lei que deu aumento de quase 70% sobre os R$ 6.010,00 do subsídio dos vereadores, passando para  R$ 10.100.00,  (clique aqui e veja a lei).

Manifestantes lotaram o plenário da Câmara (foto Dudu Sousa)
Manifestantes lotaram o plenário da Câmara (foto Dudu Sousa)

Não sendo recebidos pelo Passo Municipal, foram os protestantes para a Câmara Municipal, onde deveria está acontecendo uma reunião ordinária, como todas as terças feiras, (às 9h15min) acontece, mas não houve reunião por falta de quorum, estando apenas dois vereadores presentes, Anderson Gumes (PSL) e Marcos Pinto (PCdoB), os quais receberam os manifestantes que tiveram acesso ao plenário da casa. Como nada ali poderia ser resolvido, mas a mensagem foi dada: de que a população (ou parte dela), não toleraria tal aumento, tomando como base que o município alega crise, com atraso de pagamento de servidores, prestadores de serviços, além de não fazer investimentos em infraestrutura, mas é notório os altos salários pagos para uma dúzia e meia de servidores.

Quinta Feira, Tem Mais!…

Durante o ato, os manifestantes, marcaram para a próxima quinta feira, 06, às 19h00 na Câmara de Vereadores reunião com representantes da casa  população interessada.

Sentindo-se “acuado” o Prefeito José João Pereira, em declaração ao site do Bocão News e ao Portal G1, que poderia revogar as Leis: 632/2016 e 633/2016, sendo a primeira que deu aumento ao Legislativo e a segundo à cargos do Executivo. Veja trecho do depoimento do Prefeito Zezinho:

“Em entrevista ao Bocão News, o gestor disse que para revogar, depende de acordo com a Câmara municipal e explicou o motivo de ter sancionado o projeto em junho deste ano, mas publicado no Diário Oficial do Município somente no final de setembro. “Há uma lei que obriga a Câmara estabelecer os subsídios para a próxima legislatura. Fizeram lá e mandaram para cá. Se for o caso, estou disposto a revogar, se a lei permitir. É uma negociação que depende da Câmara para manter o que era. O movimento pode negociar com a Câmara”, apontou.

“Eu demorei de sancionar porque achava que realmente estava um pouco alto, mas como tem a lei que diz que a Câmara é que estabelece isso, eu decidi sancionar até para não sobrar pra mim depois”, disse o prefeito, afirmando que sancionou “sem interesse algum”, por não ter disputado a reeleição neste ano.”

Já o presidente da Câmara Marciel Costa Souza (PSB), não foi encontrado pela redação do Blog e também até o momento não se manifestou, segundo assessores está fora do município.

A repercussão do ato tomou proporções a nível nacional, ganhado espaços na Rede TV Bahia, no Bocão News e em portais da grande mídia, certamente dará JN… E se for, mais um encanto quebrado…

O Encanto Quebrado:

Durante as campanhas eleitorais foi notável a grande quantidade de pessoas, lotando praças e ruas, Macaúbas ficou dividida em duas, os grupos políticos contavam 5, 10 até 15 mil pessoas em seus comícios… Mas, parece que desta fez 13 e 15, vermelhos e verdes ou até os desbotados se juntaram por uma causa “maior”: Todos Por Macaúbas.

 

 


error: Conteúdo Protegido !!