Marcos Pinto (PCdoB), presidente da Câmara, José J. Pereira, vice-prefeito e pre candidato a prefeito (PSB), Gilberto Augustinho (PT), pre candidato a Vice e os pre candidatos a vereador pelo Partido dos Trabalhadores de Macaúbas, os quais não
farão coligação na chapa proporcional. O PT deverá lançar 15 candidatos a vereador.
Por aclamação o Diretório aprovou as indicações dos candidatos a vereadores, mas rejeitou a coligação na chapa proporcional. |
Na manhã deste sábado, 02, na Câmara de Vereadores de Macaúbas, o Diretório do PT local, apresentou formalmente os seus pre candidatos e consolida aliança apenas na chapa majoritária (prefeito/vice), sendo rejeitado pelo diretório a coligação na chapa proporcional (dos vereadores), com o grupo situacionista. Foi indicado oficialmente Gilberto Augustinho como pre candidato a vice prefeito ao lado do situacionista, o vice-prefeito, José João Pereira (PSB)…
O encontro foi aberto por Lindolfo Santos que fez o cerimonial – inicia anunciando a pauta da reunião, leu a “cartilha” dos candidatos petistas e outras orientações partidárias. Em seguida compõe a mesa e convida os primeiros palestrantes, após a abertura oficial feita pelo presidente do partido em Macaúbas, Paulo Rego.
Paulo Rego, presidente do Diretório do PT de Macaúbas…
Em sua fala o presidente do PT local, fez uma retrospectiva da caminhada do seu partido em Macaúbas, falou da intenção primeira do partido em lançar candidatura própria, citou nomes de petistas cogitados a formar esta unidade e também como supostos nomes a comporem uma aliança com o grupo governista; em seguida presenta ao diretório os pre candidatos e ao mesmo tempo colocou o nome de Gilberto Augustino à aprovação dos agremiados como membro da chapa majoritária ao lado do vice prefeito José João Pereira… Paulo também falou das táticas políticas, das alianças que o partido vez e deverá continuar a fazer com a intenção de obter o êxito esperado no próximo pleito eleitoral.
Fez uso também do verbo o pre candidato a vice prefeito, o
petista Gilberto Augustinho….
O ex-vereador Gilberto, que há alguns meses não se via “cabeça de chapa” numa disputa eleitoral, hoje com a indicação e aprovação do seu nome pelo Diretório terá a missão de trabalhar para o fortalecimento do seu partido tanto como candidato, quanto eleitor pois, com a rejeição do diretório em não coligar nas eleições na chapa dos vereadores, entende o partido, que será mais fácil conquistar cadeiras na Câmara, tendo chapa genuinamente petista nas eleições proporcionais…
Fala do vereador Marcos Pinto, presidente da Câmara…
Dizendo que teria uma reunião na segunda feira com o presidente do PCdoB Estadual, onde deveria buscar entendimento quanto a situação do seu partido a nível municipal. Que segundo Marcos, o diretório local do PCdoB tomou decisão em apoiar o grupo oposicionista não tendo consenso da maioria do diretório, comenta. Falou o estreito relacionamento que tem o PT, tendo ele já participado desta agremiação, conclui.
Dep. Federal Paulo Rangel…
Breve em sua fala, justifica seu atraso no encontro e queixa-se de indisposição alimentar… Rangel que “alimenta-se de votos”, como qualquer outro político, falou das perdas que o PT teve na eleição passada em não ter coligado com o grupo situacionista, dizendo que do seu partido poderia ter saído pelo menos com a vice e ter alguns de seus companheiros ocupando uma cadeira no Legislativo Municipal… Mas que hoje seu partido tomou a decisão coerente em “aliançar-se” com o grupo situacionista . Fez breve comentário, frisando, “não respondendo pelo mesmo”, referindo-se a posição tomada pelo PCdoB em apoiar o grupo oposicionista, fazendo leve crítica a atitude e entre outras palavras finaliza sua oratória, quando lhe é servido pelo seu assessor, num copo descartável, liquido alaranjado para sua melhor hidratação por vias orais!…
Augustinho, um dos petistas pioneiros na região e provavelmente um dos mais experientes quando se fala das “filosofias petistas”…
Presidente do PT de Boquira, de fala fácil e entendimento socialista, defensor da política petista nas suas esferas Estadual e Federal…. Filósofo em seu discurso fez comparações entre a era PT e a que antecedeu a gestão a nível federal do seu partido. Falou da bandeira petista na honra de suas diretrizes e do compromisso que os candidatos têm antes e pós eleições. Soube desdobrar seus pensamentos e teve um dos discursos mais coerentes e personalizado da manhã deste dois de junho…
José João Pereira, também presidente do PSB…
Entre ser vice prefeito, presidente do PSB e pre candidato a prefeito pelo grupo situacionista, José João Pereira tem mais da metade de sua vida pautada na política local, passou por todas a gestões anteriores, mas é estreante como candidato a prefeito e para completar o cenário, tendo o apoio de um grupo que sempre esteve, ao longo de sua vida política, em posição antagônica a sua trajetória… Sua experiencia não permite mais ler discursos, fala da aliança e das semelhanças e “do jeito” de administrar dos petistas, foi breve.
Neste encontro foi esperada a presença do gestor municipal Amélio Costa Junior, que fez-se ausente. Notou-se, apesar ter sido uma reunião de diretório do partido a presença de alguns vereadores, candidatos de partidos da base, gerentes e diretores de órgãos, entre outros populares e convidados.