Blog do Alécio Brandão

PROFESSORES DE MACAÚBAS PARALISAM POR 48h.

De olho aberto: João Fontoura!
Moderador do Grupo Macaúbas
no Face Book..

“PROFESSORES MUNICIPAIS DE MACAÚBAS DEVERÃO PARALISAR SUAS ATIVIDADES POR ALGUNS DIAS PELO REAJUSTE SALARIAL!”
“É prudente registrar os motivos que estão levando a decretar inicialmente uma paralisação de 48h com nova assembleia marcada para o próximo sábado 14/04.

A remuneração dos professores do município de Macaúbas é financiada por recursos de um fundo denominado FUNDEB. Este fundo é composto por contribuições dos governos Federal, Estadual e Municipal e, por imposição da Lei, 60% desses recursos devem ser investidos para a remuneração dos profissionais do magistério (professores e profissionais que exercem atividades de suporte pedagógico, tais como: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional) e em efetivo exercício na educação básica pública.

Todo ano o Governo divulga a previsão do total que será destinado para cada município sendo que, o total dos recursos que serão destinados para Macaúbas será 12% maior do que foi destinado no ano de 2011.

Assim sendo, os professores estão pleiteando que os seus salários sejam reajustados na mesma proporção do aumento do total dos recursos do FUNDEB para Macaúbas. Ocorre que o Prefeito, depois de várias solicitações para que manifestasse o percentual de aumento, que deveria ocorrer no mês de janeiro, segundo o Plano de Cargos e Salário, propôs, somente agora, um reajuste de 4,5%.

Além disso, ao longo de anos, o percentual de aumento concedido aos professores vem ficando sempre abaixo do percentual dos aumentos dos recursos do FUNDEB destinados a Macaúbas.

Essa é uma luta não só da APLB de macaúbas mas de toda uma comunidade que depende dos serviços públicos de educação além de ser justa socialmente pois o dinheiro destinado ao salário dos professores é que ajuda e muito o movimento do comércio macaubense e, consequentemente, de toda a economia do município.

É fundamental que se registre que essa luta não tem nenhuma conotação politica partidária e a decisão de suspender as atividades é tomada em assembleia composta por professores de diversas correntes políticas.” (Origem do texto: Face Book de João Fontoura)



error: Conteúdo Protegido !!