Blog do Alécio Brandão

PROFESSOR DA REDE ESTADUAL DE MACAÚBAS APRESENTA PROJETOS PARA ESTUDANTES.

Comunicado aos jovens de Macaúbas

Levo ao conhecimento dos leitores do “Macaúbas on off” uma proposta para os jovens desta cidade. Esta idéia foi oriunda da participação dos  estudantes do CETEP que participaram da Conferência da Juventude e dos encontros que aconteceram na APLB Sindicato desta região na época da greve dos professores da rede estadual em que eu; o professor Edivaldo, vice-diretor da Delegacia da APLB Sindicato de Macaúbas; convidava os estudantes para assistir às reuniões com o objetivo que fossem informados sobre a situação na qual se encontrava a greve e, percebendo o envolvimento da União dos Estudantes Secundaristas na luta dos educadores  por uma educação melhor na Bahia. Ao tomar conhecimento deste fato, os educandos participantes decidiram lutar por uma associação dos estudantes deste município, mas até o momento só encontramos dificuldades.                                                                                                          Não se entende o porquê do não escutar os estudantes quando o assunto é educação e políticas públicas para os jovens, se estes podem escolher os administradores públicos e representantes legislativos nas três esferas (municipal, estadual e federal) e fala-se muito em gestão democrática.
                        Não se esqueçam que jovem não é o futuro das políticas públicas, mas o presente com ações é que se constrói um futuro em crescente desenvolvimento.

            Caso considerem  o texto que propus coerente com suas necessidades, poderá ser discutido e, posteriomente elaborar um projeto e pô-lo em ação.

            Eis minha proposta e meus contatos:

Proposta do projeto “Estudantes em Ação”

Autor da proposta: Professor Edivaldo de Souza Xavier

Coordenadores: Lideranças estudantis de Macaúbas

Fone: (0xx77) 3473-1449   e Celular:99392378


1.    Justificativa

Sabendo da necessidade de políticas públicas para a juventude de Macaúbas, venho propor aos estudantes macaubenses um movimento estudantil que lute pelos direitos dos jovens deste município.

2.    Objetivos

·         Promover um intercâmbio entre os jovens macaubenses com representantes da UBES, UNE, UEB, ABES e a UMESC;

·         Lutar por uma associação estudantil que viabilize a discussão e concretização de políticas públicas para a juventude de Macaúbas.

·         Tornar possível a participação do maior número de jovens na reivindicação dos direitos dispostos no estatuto da juventude.

3.    Público Alvo

População jovem de Macaúbas.

4.    Ações

·         Reunião dos jovens estudantes para elaborar estratégias de ações públicas;

·         Eventos culturais e desportivos com a participação da comunidade macaubense, autoridades regionais e representantes de organizações de movimentos estudantis ;

·         Criar conselho da juventude nas comunidades para discutir possíveis ações que amenizem os problemas da região.

5.    Impacto

·         Envolvimento da juventude nas decisões da Administração Pública de Macaúbas;

·         Melhoria na qualidade da educação regional, no atendimento à saúde e contribuição para o desenvolvimento do setor administrativo público desta região.

6.    Parceria

A consolidação do projeto “Estudantes em Ação”, só se torna possível com a parceria do poder público desta região, as igrejas, o poder privado, a comunidade e as entidades organizadas dos movimentos estudantis para apoiá-los e orientá-los nas ações desenvolvidas.

Aguardo o “feed back” das lideranças dos estudantes de Macaúbas e região.”

Texto enviado pelo: Prof. Edivaldo de Souza Xavier, por e-mail.

error: Conteúdo Protegido !!