Blog do Alécio Brandão

A procura de “novos horizontes” Aloisio Rebonato deverá implantar em Macaúbas “Fazenda Experimental de Alho”.

A busca de novos horizontes!

A procura de “novo horizontes” para a economia local, bem como em paralelo, a geração de emprego e renda, o Prefeito de Macaúbas, Aloisio Rebonato, visitou a cidade de Novo Horizonte, que fica há 85km, (usando a BA 245, passando por Ibipitanga), acompanhado do Secretario de Agricultura Valder Teixeiras, do Secretário de Administração Roger Alcântara, do Assessor Salvador, de agrônomos e outros, para ali conhecer o cultivo da cultura do alho, que já é tradicional naquela região. Segundo informações preliminares, a ideia é fazer no município de Macaúbas uma “Fazenda Experimental” tanto de alho como de outras culturas.

Já temos mão de obra especializada. Diz Secretário

 

Neste caso, como dito o Secretário de Agricultura, já existe em Macaúbas, centenas de pessoas que já trabalham na plantação e colheita do Alho em outros estados como Goiás e DF, sendo assim, mão de obra especializada já temos, só faltando ai o incentivo do município, bem como um mercado para escoar a produção, o que não é difícil, visto que se trata de uma “commodities” de interesse internacional.

Outras iniciativas de criação de rendas e novas oportunidades de negócios e empreendimento, está estudado pelo governo Rebonato, entre elas a de criação de “Condomínio de Aves”, projeto de criação de franco de corte o qual tem a assessoria da Associação Baiana de Avicultura e outros parceiros. o Incentivo e patrocínio destes projetos parece ser a redenção de Macaúbas, tirando pessoas da “fila da prefeitura” e mais que dar o “peixe” e facilitar o acesso ao anzol, mostrar onde fica o lago e ensinar a pescar! E não adianta mais tentar inventar a roda, temos que nos inspirar em casos que comprovaram a sua viabilidade. Neste primeiro momento, não foi informado pela Prefeitura onde este projeto piloto será desenvolvido, sua forma, recursos empregados, o que deverá ser detalhado em momento oportuno.


error: Conteúdo Protegido !!