Conforme nota, a Prefeitura de Macaúbas, sob a iniciativa da Secretaria de Saúde, com a participação das demais, deverá iniciar nesta terça feira, 23 – um mutirão para exterminar os focos e criadouros do Mosquito da Dengue, tido como responsável por duas outras doenças a Chikungunya e o Zica Vírus, este apontado como transmissor da Microcefalia em recém nascidos e suspeito de outras três doenças entre elas em adultos como a Síndrome de Guillain-Barré e outras duas neurológicas.
Em Macaúbas os casos de Dengue mais que dobraram de 2014 para 2015, chegou a configurar na lista do Estado como uma das cidades epidêmicas com mais de 600 casos notificados e certamente centenas de outros subnotificados. Segundo o Secretário da Saúde, Abílio, em sessão na Câmara Municipal, disse que não há registro oficial da quantidade de pessoas infectadas pelo Zica Vírus nem registro de casos de Microcefalias no município.
O Mutirão:
Segundo consta cerca de 80% dos criadouros do Mosquito da Dengue estão nas residências, mas no caso de Macaúbas que têm 100% do seu esgoto a céu aberto, certamente este índice é menor, centenas de poças de água nos córregos que cortam a cidade podem ser ou são, criadouros do Mosquito.
O primeiro bairro a receber o mutirão será o Loteamento Bastos e de lá as equipes seguirão para os demais, ainda não informados pelo Poder Público.