Blog do Alécio Brandão

Prefeitura de Macaúbas em parceria com o Senai, oferece curso de capacitação técnica.

 

A Prefeitura de Macaúbas em parceria com o Sistema Senai/Fieb, trás a Macaúbas Curso de Capacitação Técnica de Assistente Administrativo, interessados devem procurar a Secretaria de Educação.

Veja abaixo mais informações sobre o curso.

SENAI BA

GTe GESTÃO

 

DESCRITIVO DE CURSO

  1. IDENTIFICAÇÃO

Titulo do Curso: Assistente Administrativo

Ocupação: 4110-05 Auxiliar Administrativo

Modalidade: Qualificação Profissional Básica

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio

Cliente: Comunidade

Carga Horária: 160 horas

  1. JUSTIFICATIVA

Nos próximos anos as indústrias do Estado da Bahia ofertarão milhares de oportunidades de empregos diretos e indiretos com destaque para regiões como o Complexo Industrial de Camaçari, Centro Industrial do Subaé (Feira de Santana) e o Distrito Industrial de Ilhéus este situado na região sul do referido estado. Dentre os segmentos industriais que se podem destacar nestas ampliações e ofertas de oportunidades destacam-se: Indústrias Automobilísticas em expansão ou sendo implantadas, investimentos no Polo Acrílico, metal-mecânico, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas, celulose e energia eólica, para isso se faz necessário ampliar o raio de profissionalização voltado para às práticas administrativas no ambiente industrial levando em consideração disciplinas e conteúdos que venham a justificar os processos operacionais internos que irão ser desenvolvidos neste novo contexto empresarial de crescimento e dinamização das atividades laborais.

É imprescindível então, ofertar uma qualificação coerente a esse profissional, para que o mesmo possa mapear oportunidades, identificar e dirimir problemas, além de contribuir de forma criativa e inovadora nas organizações. Em consonância com as demandas e exigências do mercado, o SENAI objetiva oferecer qualificação, cujos requisitos atendam as novas necessidades do âmbito organizacional, bem como a formação integral de jovens e adultos.

    2.1 OBJETIVO:

O objetivo deste curso consiste em fornecer aos alunos os conhecimentos básicos sobre as diferentes técnicas da operacionalização dos processos nas atividades administrativas das empresas, possibilitando o entendimento da dinâmica e dos controles operacionais internos que garantam a eficiência empresarial dentro dos modernos conceitos de produtividade e qualidade. Com este curso o aluno desenvolverá competências específicas para: Entender a estrutura organizacional interna das empresas, conhecer os princípios básicos da administração e gestão de pessoas.

  1. REQUISITOS DE ACESSO:
  • Idade mínima 16 anos
  • Cursando a partir do 9º ano
  1. PERFIL DE CONCLUSÃO:

O egresso do curso em Assistente Administrativo estará habilitado para desenvolver atividades com foco na gestão dos processos administrativos, executando serviços de apoio para a organização, auxiliar no controle de gestão financeira, gerenciar o fluxo de entrada e saída de correspondência, receber e arquivar documentos, auxiliar no controle dos processos do departamento de pessoal.

  1. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR:

5.1 UNIDADES CURRICULARES, CARGAS HORÁRIAS E CONTEÚDOS FORMATIVOS

UNIDADE CURRICULAR: Comunicação Oral e Escrita

Carga Horária: 20h

Conteúdos Formativos:

Apresentações: Preparação de apresentação; uso de vocabulário adequado. Redação Técnica: Descrição; Dissertação. Comunicação escrita na empresa: Correspondência; Oficial; Bancária; Comercial; Interna; Circulação de documentos.

UNIDADE CURRICULAR: Informática Aplicada

Carga Horária: 20h

Conteúdos Formativos:

Abertura e fechamento dos programas; Área de Trabalho; Manipulação de Arquivos; Editor de textos (Configuração de página, Comandos de Edição, Correção ortográfica e gramatical); Editor de Planilhas (Formatação de planilha, formatação de célula, comandos de edição e fórmulas básicas); Editor de apresentações (Formatação de apresentação); Internet; Impressão.

UNIDADE CURRICULAR: Orientação e Desenvolvimento Pessoal

Carga Horária: 12h

Conteúdos Formativos:

Orientação para o trabalho (Elaboração de currículo; Postura na seleção); Inteligência Emocional; Criatividade; Comunicação Interpessoal; Teorias Motivacionais no Trabalho; Qualidade de Vida; Liderança; Relacionamento Interpessoal; Empreendedorismo; Planejamento; Negociação.

UNIDADE CURRICULAR: Gestão Organizacional

Carga Horária: 20h

Conteúdos Formativos:

Empresa: Definição, objetivos e classificação; Estrutura organizacional: tipos, sistema de hierarquia, departamentalização, responsabilidades; Organograma; Legislação empresarial e normas internas; Conceitos de organização, comprometimento e disciplina no trabalho; Conceitos e importância do planejamento, organização e controle; “noções” de gestão de projetos (Escopo, Prazo, Tempo, Custo); “noções” de inovação (conceitos, abordagem do design thinking);

UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos Contábil-Financeiro

Carga Horária: 20h

Conteúdos Formativos:

Patrimônio: Conceito; Lucro, receita e custo. Demonstrações contábeis: Ativo e passivo; Receitas: Ganhos, despesas, perdas. Escrituração: Relatórios e balanços. Inventário, Orçamento, Plano de contas, lançamentos contábeis, regras gerais, elementos dos lançamentos.

UNIDADE CURRICULAR: Recursos Humanos e Departamento Pessoal

Carga Horária: 20h

Conteúdos Formativos:

Motivação; Liderança; Trabalho em equipe e o comprometimento com os resultados; Relações trabalhistas; Processo de admissão; Rotinas de demissão; Processo de recrutamento e seleção ; Processo de treinamento e desenvolvimento; Processo de remuneração; Processo de avaliação de desempenho; Pesquisa de satisfação (clima organizacional); Saúde e Segurança do trabalho

UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos da Qualidade e Logística

Carga Horária: 30h

Conteúdos Formativos:

Definições e conceitos de qualidade, Introdução a norma ISO 9001:2015; Ferramentas da Qualidade: Origem; Conceitos e Definições;5S; Ciclo PDCA

Fundamentos de logística: Conceito, aplicação e importância.

Logística de armazenagem: Filosofia tradicional e Just in Time (JIT); Localização do estoque; Leiaute; Tipos de estoque; Alternativas de estocagem (First In, First Out – FIFO e Last In, First Out (LIFO)

Logística de suprimentos: Cadeia de suprimentos

Logística de transporte: Estratégia de distribuição

Logística reversa: Conceitos, aplicação e importância para as organizações e sociedade.

UNIDADE CURRICULAR: Organização de documentos e Arquivamento

Carga Horária: 18h

Conteúdos Formativos:

Tipos, características e finalidades dos documentos; Correspondência Comercial: elementos constitutivos; padrões; Mala direta; Relatório; Ata; Recibo; Correspondência Oficial: elementos constitutivos; padrões; Atestado; Declaração; Ofício; Comunicação interna – circular, ordem de serviço, memorando; Procuração; Rotinas de documentos; Protocolo: recebimento, registro, triagem, classificação, expedição e distribuição, controle da movimentação; Controle de documentos; Fluxo de documentos; Arquivo: conceito, finalidade e importância; Métodos de arquivamento: cronológico, alfabético, numérico, alfanumérico, horizontal, vertical, geográfico, ideográfico; Conservação, restauração e descarte de documentos.

  1. METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

As metodologias utilizadas são centradas na aprendizagem, que estimulem o desenvolvimento da iniciativa, análise e avaliação de situações, para tomada de decisão e construção do conhecimento. São enfatizados métodos e técnicas socializadas, que propiciem vivências e práticas coletivas e processos participativos, favorecendo a relação dialógica na prática educativa e estimulando fundamentalmente o raciocínio, a reflexão e a criatividade, tais como: aulas teóricas – práticas expositivas e dialogadas, estudos de caso, proposição de situação problema, situações de aprendizagem, atividades individuais e em grupo.

  1. BIBLIOTECA, INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

A Biblioteca deverá ser adequada, quando necessária, para o referido curso. Serão disponibilizados a sistemática de biblioteca (itinerante) e do acervo bibliográfico para o referido curso. Os alunos receberão material didático para cada Unidade Curricular do curso.

O curso dispõe de laboratórios, equipamentos, maquinários e materiais que serão disponibilizados para os alunos realizarem as aulas práticas. Quando realizado em locais que não possuem estrutura de laboratórios, o SENAI proverá as condições objetivas que possam viabilizar as práticas relativas ao referido curso, seja pela estruturação de um laboratório básico nos locais onde o curso será realizado ou através de kits didáticos e laboratórios móveis.

  1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será processual e contínua, envolverá os aspectos qualitativos e quantitativos. Será considerado aprovado por média final, o aluno que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na carga horária total do curso.

  1. PERFIL DOCENTE

O perfil docente para o Curso de Formação Inicial e Continuada está de acordo com a formação e experiência adequadas para atender e garantir a qualidade da oferta do curso em questão, a qual possibilite o desenvolvimento das potencialidades do discente.

Para assegurar a qualidade da educação profissional oferecida, o SENAI BA promove cursos de Formação Continuada (atualizações tecnológicas e pedagógicas) para os docentes.

 

  1. CRITÉRIOS DE CERTIFICAÇÃO

 

O certificado de Qualificação Profissional Básica em Assistente Administrativo será conferido ao aluno que obtiver média de aproveitamento e índice de frequência estabelecido nos critérios de avaliação.

 

10.1. CONTEÚDO DO CERTIFICADO

 

  1. Assistente Administrativo –  160h

 

  1. REFERÊNCIAS

 

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Curso de contabilidade para não contadores. Atlas. São Paulo. 7ª ed. 2011.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; LOPES, Christianne Calado V. de Melo; MARION, José Carlos. Curso de contabilidade para não contadores – livro de exercícios. Atlas. São Paulo. 3ª ed. 2010.

PAOLESCHI, Bruno. Almoxarifado e Gestão de Estoques. 1 ed. São Paulo: Érica, 2009.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.  Plano de vida e Carreira. Unidade de Capacitação Empresarial – UCE. Brasília, 2013.

SENAI- DR BA. Empreendedorismo e orientação profissional. Salvador, 2014. 34 p.: il. (rev. 03)

SENAI- DR BA. Logística básica. Salvador, 2014 52p. : il. (Rev.01)

Teoria Geral da Administração. Thomson Learning Edições. 3ª ed. 2006.

 

 


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