Informações preliminares dão conta de “conversa” inicial entre o gestor municipal e o sindicato dos professores municipais de Macaúbas (APLB), neste primeiro encontro na gestão Rebonato, estiveram presentes o Procurador Geral do Município, Dr. Marcelo Costa, bem como o advogado da APLB Dr. Ramom Mendes, a sua presidente Profª Maria Santos, diretores outros e assessores de ambas partes.
A nota que apenas se limitou a informar que “foram tratados assuntos pertinentes à categoria” e finaliza informado que “reunião foi muito produtiva, onde foram expostas as demandas e necessidades da classe, compreendemos de forma mútua a necessidade de se andar de mãos dadas em prol da educação do nosso município”
Certamente foi tocado no assunto: precatórios, o qual é cobrado desde da gestão passada o seu pagamento/repasse à categoria. Segundo consta estes recursos estão bloqueados por liminar, visto que não há ainda um consenso jurídico sobre sua utilização. O município de Macaúbas já fez uso de boa parte dos 40% que lhe cabe, restando ai, os 60% os quais estão em conta “bloqueados”, estes que são cobrados pelos professores, o que dá alguns milhões de Reais, que se distribuídos entre os professores, deverá aquecer todo o comércio de Macaúbas.
É certo que informações complementares deverão ser divulgadas e novas rodadas de conversa deverão ser patrocinadas pela Prefeitura, a qual manter canal aberto entre a APLB e os professores. É de se aguardar!