Blog do Alécio Brandão

Por que e pra quem ACM Neto perdeu as eleições em Macaúbas? E o que isso indica para o futuro?

Parece ser mais fácil analisar uma situação depois que ela acontece, e mesmo assim, sua interpretação ainda pode ser falha e não encontrar, certamente a unanimidade! Imaginem a complexidade de fazer “análise de uma pessoa“, a qual depende de anos de estudos. Compare a isso os desafios da  “análise” de uma população, da “massa”. Contudo, sinais são dados e estes têm diferentes interpretações… Eu vejo de um jeito e você de outro. Fato é que, há uma lógica quando analisamos “tendências”, “sinais”, e estes que se traduzem em fatos… No entanto, é mais fácil analisar números que comportamentos, pois estes exatos e  que realmente traduzem os “comportamentos“!

Faça pergunas e resolva problemas!

Então vamos a eles:

Nas eleições municipais de 2020, o então prefeito Amélio Costa Jr. perde o pleito com diferença de apenas 82 votos, obtendo 47,60% dos validos, que representou 11.414 votos, já o atual prefeito Aloisio Rebonto, que logrou, obteve: 11.332 votos, representando 47,26%… E os 5,14% que obteve Elismar Oliveira, foram 1.233 votos, que representaram na verdade, aqueles que desejam a formação da “segunda via” (visto que, vejo apenas em Macaúbas “uma via e meia”, haja tempo para explicar isso), é certo que os 5,14% destes votos, foram certamente direcionados a esquerda, a  Lula, o que significa que  um “filho teu”, um ex-funcionário teu, “parte em voo livre”, (monta um negócio), ele leva parte de sua clientela (ou seja, do seu patrimônio) e assim, é na política, você tira voto, transfere votos, e sempre nunca é 100%! Posto isto em pauta, é fácil argumentar que Aloisio  e os Nunes) não conseguiram transferir seus votos para ACM Neto e mais, tiveram uma grande barreira cheia de “tentáculos”: o Lula!… Na verdade Neto, perdeu a eleição na Bahia, para Lula e não para Jerônimo e mais, Neto, perdeu também para ele mesmo! Há quem diga: “quem perde para Jerônimo, vai ganhar de quem?”…  Assim, como aconteceu com Robinson Nunes nas eleições de 2012, obtendo 44,35% (10.716 votos) contra 55,65% (13.444 votos) do seu então opositor José João Pereira, o que fez uma diferença de 2.728, que devido a uma desastrosa administração, deu “motivos” para a volta do ex-prefeito Amelinho, em 2016, que superou seu adversário (Neto Nogueira) com uma diferença de 5.397 votos. E poderia se aplicar? “Quem perde para Zezinho, vai ganhar de quem?”

 Dito isto, é fato dizer que:

Para você entender o presente, deve-se “retornar” ao passado, para que se possa “errar menos” no futuro. O problema de Macaúbas (e na verdade, da maioria das pessoas), é a falta de PLANEJAMENTO, estudo, análise, questionamentos… Sempre ressalvo para minhas colaboradoras, que são as PERGUNTAS que resolvem problemas, visto que, respostas, qualquer idiota pode dar. Contudo, uma pergunta chave, inteligente, coerente, apropiada, bem elaborada, é coisa de especialista: faça uma pergunta correta, que muitas das vezes, você nem precisa de resposta para obter a solução!

E por fim:

como mudar uma trajetória no futuro? Se você não entende o passado e não sabe como está o presente… Eis a questão! Não sou eu que darei a resposta pois, minha especialidade é fazer perguntas!

 


error: Conteúdo Protegido !!