E mulheres também!… Na verdade é tímida ou quase inexistente a participação feminina na política de Macaúbas, visto que o universo desta população representa cerca de 50%, a última mulher que teve um cargo político na cidade, ocorreu há mais de 10 anos.
É dito que faltam homens públicos em Macaúbas analisando o histórico dos últimos 67 anos dos chefes do Executivo Municipal, tendo apenas um deles o ex-prefeito Sebastião Nunes que ficou quase 30% deste período no poder diretamente (19 anos), ocupando o cargo de prefeito por 06 mandatos, sem citar ai os sucessores.
E até hoje o “ping-pong” é praticado. Prova que temos aqui, o verdadeiro “curral eleitoral” – enquanto o fazendeiro “tira o leite”. o bezerro (o povo) fica amarrado… E esta situação não deve mudar, já se fala na volta dos filhos dos exs ou dos próprios exs! Ou seja, Macaúbas se transformou num império, onde o poder passa de pai para filho e depois ainda cogita devolver ao pai e mais tarde ao filho… Isso porque você não se impõe, transfere responsabilidades, foge da política e depois só lamenta!… Como eu!…
Ou seja, faltam homens públicos em Macaúbas… Se uma pessoa de “bem” deseja entrar na política os “amigos” logo recomendam: “sai disso, isso não presta, não é coisa pra você. Você não preciso disso!” Não dizendo claramente que todos os homens públicos de Macaúbas são o oposto do que seja honesto, não – longe disso, há ainda alguns que se salvam e fazem salvamento!… Se duvidam façam como o filósofo grego Diógenes, perambule pelas ruas carregando uma lamparina, durante o dia, e procure por um homem honesto.
Outras Vias!…
Não é fácil a “penetração” de novos políticos no cenário local, visto que os que ai estão já tem “vaselina” em estoque, experiência comprovada, alguns dizem que são até de “aço”, misturado com “mel”, tipo: “amelaço”… Que pode “amarrar” e “endossar” o eleitorado, frágil e faminto!… Teríamos outras saídas, tipo: PT, PV, PDT, PP, DEM, PMDB… P:putaria?… Este talvez tenha sido o grande erro de Diógenes: muito exigente!… Mas a coisa não muda fácil, não há via viável, se o povo é inviável, é o mesmo de sempre… Se o povo não muda, os políticos também não… Pois, o político vem do povo…
A melhor via é a revolução, não com sangue e morte… Mas com “morte” e “sangue”… Só uma ruptura drástica ” (e não dramática) para promover mudanças profundas… E como?… Comece a ler mais, estudar mais, saber mais, se educar e promover a educação, como um meio de revolução, através da evolução cultural… Uma bela conta bancária também conta!…
Mas não seja como muitos que estudam 5 anos numa universidade e voltam para Macaúbas e aceitam um salário de R$ 1.200,00 de contrato de Prefeitura… E trocam os livros pela “cartilha” do coronel!… Ai sim, a revolução teria que ser pelas VIAS DE FATO!… Peixeirada no bofe de políticos safados!… Sem necessidade de uso de violência e sem incitação ao crime!
Curiosidades:
Para se ter uma ideia de como é elitizada a política em Macaúbas (bem como em todo Brasil), desde 1948, Macaúbas teve apenas 09 prefeitos e 06 vices. A figura do vice prefeito só foi aparecer a partir de 1977, assim está nos registros da Câmara de Vereadores de Macaúbas.
Veja a seguir o painel completo de todos os prefeitos de Macaúbas desde 1948, dados obtidos com a colaboração de João Costa, funcionário da Câmara de Vereadores onde também foi presidente de 1987 a 1988.