Blog do Alécio Brandão

Poderá ser criada oficialmente em Macaúbas a “Festa do Pequi”

Genivaldo ao lado do pequizeiro, propõe tornar oficial Festa do Pequi. (Foto Facebook de Genivaldo)
Genivaldo ao lado do pequizeiro, propõe tornar oficial Festa do Pequi. (Foto Facebook de Genivaldo)

Conforme sugerido pelo ex-vereador Genivaldo Guedes em redes sociais, a criação oficial da Festa do Pequi na comunidade de Calumbi, situada na região serrana, a  Oeste do município de Macaúbas. Podendo ser o segundo domingo do mês de Janeiro, época de safra dos pequizeiros na região. Uma boa iniciativa que poderá levar àquela região novos negócios, entremetimento e um olhar para a preservação do pequizeiro, o qual já tem legislação municipal que torna crime o seu corte.

Uma das carências do município é instituir e criar o seu Calendário Cultural Anual, que seja através de Lei, assim valorizando e protegendo as culturas, hábitos locais e tradições, protegendo o maior patrimônio de um povo: o conhecimento… E principalmente transmiti-los às novas gerações.

Neste domingo, 04- foi realizada no Calumbi a Festa do Pequi, certamente regada a boa cachaça local e muita farofa de Pequi, foi registrada presença de autoridades, políticos e comunidades

Veja texto de Genivaldo Guedes publicado em rede social sobre o assunto:

Continuar lendo…

“Quem for amanhã na festa do pequi e tiver máquina digital, por gentileza leve e faça todos os registros”.

Ontem recebemos uma correspondência do Governo da Bahia comunicando o recebimento do nosso convite. É nossa intenção assim que a Câmara de vereadores de Macaúbas retornar do recesso, encaminhar um ofício solicitando o reconhecido do primeiro domingo de janeiro de cada ano como da festa cultural e artesanal de produtos como: Pequi, mangaba, burití, mandioca, umbu, produtos artesanais como: esteiras, chapéus, bolsas, potes, moringas, pratos e etc. Quanto a essa redação podemos solicitar uma contribuição de algumas pessoas mais entendidas nessa área. Sendo reconhecido esse dia pela Câmara de Vereadores e com o aval do Prefeito Municipal, vamos encaminhá-lo juntamente com todos os registros feitos amanhã ao Governo da Bahia através da Secretaria de Cultura e solicitar recursos para que possamos dar continuidade a essa tradição que a nosso ver está dando certo. Evidente ainda que recebendo contribuições do Governo, não descartamos as contribuições do amigos, comerciantes e Associações. Queremos também criar uma comissão com diretoria formada para dar melhor apoio. Foi e está sendo muito corrido para mim agilizar tantas coisas. Somente eu é quem sei a responsabilidade de encarar uma festa como essa. Há dois meses eu, Lia e alguns amigos estamos correndo atrás para chegar onde chegamos. Com uma equipe formada podemos dividir as tarefas, amenizando assim a sobrecarga de responsabilidades. Esses conhecimentos foram adquiridos durante as festas que Zica fazia em sua fazenda e no clube. Portanto quem tiver máquinas digital ou filmadora, por gentileza leve e registra todos os momentos, depois entre em contato comigo e se possível me forneça para que possamos preparar um documentário bem ilustrado.”

(grifo nosso)


error: Conteúdo Protegido !!