* Por João Santana
Muitas pessoas me perguntam quando iniciar um programa de exercícios físicos, em que o objetivo maior é emagrecer. No entanto, poucos sabem sobre o conceito, associando emagrecer somente a perder peso.
Pela etimologia, a palavra “magro” tem origens no latim “macer”, que significa pouca gordura.
O emagrecimento está associado a diminuição da gordura corporal. Ex: Uma pessoa pode emagrecer sem necessariamente perder peso. Por outro lado, a perda de peso, está relacionada à redução do peso corporal, no qual podemos ver os números na balança cada vez mais baixos.
O mais indicado para saúde é emagrecer ao invés de perder peso. O excesso de gordura traz vários problemas à saúde e desconforto estético.
É comum as pessoas se queixarem de que, mesmo ao seguir uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos, não veem resultados na balança. Mas, o fato de não ter perdido peso não significa que não tenha emagrecido.
Se você quer emagrecer de forma saudável, mas não sabe mais o que fazer para atingir seu objetivo, procure um profissional de Educação Física para acompanhar – lo, descobrindo o % de gordura ideal de acordo com sua idade, com efeito muito mais duradouro para emagrecer, do que o emagrecimento rápido sem controle.
____________________________________________________________________________
* João Santana, é professor de Educação Física – CREF. 006884-1G/BA – Cel. 77 99993-9051
E-mail: [email protected] – #SANTANAFITSTUDIO
Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br/saude/emagrecer-e-perder-peso-nao-e-a-mesma-coisa-4353.html – http://www.vix.com/pt/bdm/corpo/perder-peso-e-diferente-de-emagrecer-entenda-a-razao-e-mude-seus-conceitos