Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, tendo dados divulgados nesta semana, que trás o índice de emprego no país. O Brasil registra mais de 2,7 milhões de empregos formais em 2021, sendo este um saldo positivo. Já a Bahia, teve índices negativos. Na região, o município que mais gerou emprego foi Paramirim, com um saldo positivo de 214 vagas, quase o triplo registrado em Macaúbas, com um saldo de apenas 97, isso tendo Macaúbas, quase o dobro da população de Paramirim, o que mostra o nível de crescimento da economia do município no ano de 2021, tendo impacto direto e as influências da gestão pública local.
A geração de empregos na iniciativa privada, é vista por diversos fatores, um destes é a confiança do investidor, investimento em infraestrutura criada pelo poder público, gerando assim crescimento econômico que reflete em contratações. O que não foi visto em 2021 em Macaúbas, além disso a péssima infraestrutura que o município tem em energia, água e estradas, indo do estacionamento até o “pisca pisca” da rede elétrica!
Por outro lado o município de Oliveira dos Brejinhos, onde se teve uma onda de emprego devido a instalação de uma parque de energia solar, em 2021 deve uma queda brusca, ficando o município com índice negativo de 684 vagas.
Este índice de “saldo positivo” é obtido após a subtração de dos contratos com o de demissão, os dados são apenas do setor privado. Contratações do setor público não entram nestes índices:
Fonte: pdet.mte.gov.br/novo-caged